O que as unhas dizem sobre a sua saúde? Veja como analisar

Luciana Maluf, dermatologista e consultora de beleza da Condor, explica como identificá-los

quarta 9 janeiro, 2019
Veja como está a sua saúde olhando para as unhas
Veja como está a sua saúde olhando para as unhas Foto:Getty Images

Você sabia que nossas unhas podem indicar problemas de saúde? Veja alguns exemplos na sequência!

MANCHAS BRANCAS
Esses machucados geralmente acontecem na manicure. As unhas ficam brancas e descolam na extremidade, apresentando um esbranquiçado também por baixo. É possível que seja um quadro de fungos, conhecido como onicomicose.

Notícias Relacionadas

DEPRESSÕES E FUROS
Essa é comum, crônica e não contagiosa. Os sintomas desaparecem e reaparecem periodicamente. A causa ainda é desconhecida, mas pode estar relacionada ao sistema imunológico, às interações com o meio ambiente e à suscetibilidade genética.

TONS BRANCO E AVERMELHADO
O branco perto da cutícula e o vermelho em direção à ponta da unha podem significar doenças nos rins. O problema também pode surgir após sessões de quimioterapia.

MANCHAS BRANCAS JUNTO ÀS CUTÍCULAS
A presença dessa característica nas dez unhas das mãos pode indicar diabetes, insuficiência cardíaca ou cirrose hepática.

TOM AMARELADO E TEXTURA ESPESSA
Unhas amareladas, com aumento da curvatura, espessamento e crescimento lento podem caracterizar doenças no pulmão e no intestino.

MANCHAS AMARRONZADAS
Pode indicar tanto condições benignas, como uma micose, quanto um melanoma (um tipo de câncer de pele). O problema tende a surgir na forma de faixas da cor marrom. O melanoma é motivo de suspeita quando as faixas apresentam diferentes tonalidades e espessuras.

UNHAS FRACAS E QUEBRADIÇAS
Ao lado da palidez, do cansaço e da queda de cabelo, essa característica das unhas pode indicar deficiência de ferro no organismo, a chamada anemia. O afinamento e o enfraquecimento das unhas também podem apontar alterações na tireoide (hipertireoidismo).

Júlia Arbex
Leia Mais:

Assine a Revista Digital

  • Assine a revista AnaMaria

BEM-ESTAR

  1. 1 Entenda como a melancia pode te ajudar dar um fim nos enjoos durante a gravidez Melancia: a fruta pode te ajudar dar um fim nos enjoos durante a gravidez
  2. 2 Conheça burnout, a síndrome do esgotamento profissional
  3. 3 Conheça a evolução no tratamento do câncer de mama
  4. 4 Confira hábitos que podem te ajudar a melhorar sua autoestima
  5. 5 Silvio Santos fala sobre suas manchas senis; entenda o problema