O que os pés dizem sobre a sua saúde circulatória? Saiba identificar sinais de alerta

Sintomas vasculares podem ter consequências nos pés

Da Redação Publicado terça 30 março, 2021

Sintomas vasculares podem ter consequências nos pés
Observar os pés diariamente pode ser um ótimo aliado para a saúde - StockSnap/Pixabay

Já parou para pensar sobre a influência que seus pés podem ter sobre o seu organismo? Além de sustentar todo o peso do corpo e ser responsável pela locomoção, eles são fundamentais para diversos aspectos da saúde, principalmente quando se trata do sistema circulatório

Afinal, eles podem ser a principal fonte de alerta quando algo está em desequilíbrio nesse aspecto. 

Para AnaMaria Digital, Guilherme Jonas, angiologista e cirurgião vascular, observar os pés diariamente pode ser um ótimo aliado para a saúde. 

“Às vezes, essa é uma parte do corpo que esquecemos completamente. É comum ligar para ele quando se trata de um fator estético, mas é importante saber que esse local é um dos pilares da saúde física. Afinal, ele pode indicar não apenas doenças preexistentes, como sinais de algum problema que pode vir a existir”, ressalta.

O especialista cita que por meio dos pés é possível identificar sintomas de doenças como hipertensão arterial, Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto, trombose, dentre outras.

“O que acontece é que qualquer obstrução sanguínea, como coágulos, geram consequências, na maioria das vezes, para os pés. Por isso, ao observá-los nessas circunstâncias, é comum identificar tais alterações”, diz.

O QUE FICAR DE OLHO?
Entre tais alterações, elas podem surgir de forma significativa ou sutil. No entanto, é necessário observá-las constantemente. “Muitas vezes, elas podem surgir devido a fatores externos, como passar o dia em pé, andar muito e etc. Se os sintomas permanecem por mais tempo, porém, é necessário buscar um médico com prioridade”, alerta. Para identificar essas alterações, observe:

  • Pés inchados;
  • Dificuldade para calçar seus sapatos;
  • Dores localizadas ou por toda a extensão dos pés;
  • Coloração diferente;
  • Sensação térmica fria ou quente em excesso;
  • Queimação ou formigamento na região.

O especialista aconselha que, ao sentir qualquer um desses sintomas, busque um médico para avaliação.

Último acesso: 11 May 2021 - 00:58:57 (1130559).