AnaMaria

O que pode ocasionar a imunidade baixa? Especialista elenca 5 hábitos

Especialista elenca as principais causas da queda de imunidade

Da Redação Publicado em 03/10/2020, às 14h30

Pratique exercícios físicos e durma, pelo menos, sete horas por noite - 1388843/Pixabay
Pratique exercícios físicos e durma, pelo menos, sete horas por noite - 1388843/Pixabay

Alguns fatores influenciam diretamente no bom funcionamento do sistema imunológico. Jessica Santos, nutricionista da Superbom, elencou 5 causas que diminuem a imunidade

  • Estresse: o eixo hipotálamo-hipófise é ativado no cérebro, estimulando os hormônios que inibem a produção citocinas, importantes para o bom funcionamento do sistema imunológico. Pratique exercícios físicos e durma, pelo menos, sete horas por noite. 
  • Má alimentação: uma dieta com excesso de gorduras saturadas, sal e açúcar prejudica o bom funcionamento das células, levando ao aumento de infecções e doenças como hipertensão, diabetes e obesidade. 
  • Falta de nutrientes: a má alimentação enfraquece a imunidade. Para aumentar a imunidade, beba muita água e consuma frutas, legumes, verduras, mel e oleaginosas. 
  • Hábito de fumar: o cigarro causa danos às células e inflamações, entre elas estão a flora nasal e a bucal - responsáveis por evitar a entrada de vírus e bactérias no organismo. 
  • Álcool: o consumo prolongado de bebidas alcóolicas traz danos ao fígado e inibe as respostas imunológicas do corpo, deixando-o mais vulnerável a ação de vírus e bactérias.