AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

O que você faz pra evitar o câncer?

Mudanças no estilo de vida diminuem muito o risco de desenvolver a doença. Por isso, não dê bobeira -- a prevenção está nas suas mãos!

Júlia Arbex Publicado em 05/07/2016, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O que você faz pra evitar o câncer? - Shutterstock
O que você faz pra evitar o câncer? - Shutterstock
Um estudo recente publicado pela revista científica Nature sugere que nove em cada dez cânceres são causados por fatores ambientais e externos, tais como fumar, beber em excesso, comer mal, se expor muito ao sol, ter relação sexual sem proteção... Ou seja, a esmagadora maioria dos tumores poderia ser evitada se a gente fizesse a nossa parte. Esse tipo de constatação reafirma a ideia de que nós temos muito poder no que se refere à prevenção dessa doença que tira a vida de milhares de brasileiros todos os anos – em 2013 (última medição do Ministério da Saúde), foram 189.454. O câncer de pulmão é o que mais mata, sendo o cigarro o responsável por nove em cada dez casos. Para ajudá-la a tomar para si essa responsabilidade, separamos recomendações da médica espanhola Odile Fernández Martínez, que, após receber um diagnóstico de câncer de ovário, em 2010, resolveu assumir uma postura ativa durante o tratamento, com mudanças importantes no estilo de vida. Recentemente, com o objetivo de compartilhar esse aprendizado, ela lançou o livro Minha Vida Anticâncer (Editora Sextante, R$ 49,90). Confira a seguir algumas atitudes que a médica julga serem
fundamentais para afastar a doença:


O melhor de todos os alimentos

O leite materno é o primeiro alimento anticâncer. Contém açúcares, gorduras, minerais, vitaminas, hormônios, enzimas e 
proteínas, que fazem com que o bebê se desenvolva com saúde. Estudos mostram que a incidência de tumores em crianças até os
15 anos é menor naqueles que foram amamentados. Além disso, a lactação por mais de seis meses diminui as chances de as mulheres terem câncer de mama



Procure dosar a presença do quarteto abaixo nas suas refeições

1 Carne processada
Um relatório recente da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o consumo de carne processada – bacon, salsicha,
presunto, salame – causa câncer. Segundo o documento, 50 g de carne processada por dia, o equivalente a duas fatias de bacon,
por exemplo, aumentam a chance de desenvolver câncer colorretal (que acomete o intestino grosso e o reto). No mesmo texto, eles reforçam o alerta contra o excesso de carne vermelha na alimentação.


2 Peixe
Isso mesmo, até ele! Segundo Odile, os mares estão cada vez mais contaminados e as substâncias tóxicas acabam impregnando na
gordura dos animais, fazendo um mal danado para quem come. Atum, peixe-espada, sardinha, anchova, merluza e linguado são menos contaminados. Portanto, invista neles. Já os moluscos, como mexilhões, ostras e mariscos, devem ser evitados, porque são conhecidos como acumuladores de substâncias tóxicas.


3 Leite
A natureza não considera o leite uma necessidade. Tanto é que, após o desmame, nenhuma espécie animal ingere o alimento, exceto nós, seres humanos. E, de acordo com estudos, o consumo de produtos lácteos está associado a um maior risco de câncer de ovário, pois a digestão da lactose (o açúcar do leite) prejudica os órgãos. O ideal é que o adulto abra mão do leite animal e opte
por bebidas vegetais, como leites de aveia, amêndoas e quinoa. Veja aqui algumas receitas (bit.ly/23zrhN1).


4 Sal
Quem costuma ingerir muito sal tem mais chance de sofrer de pressão alta, problemas renais, arritmia e até infarto. Se não bastasse, o excesso do tempero ainda aumenta o risco de câncer, principalmente de estômago. Para se ter uma ideia, o recomendado é ingerir 6 g de sal por dia, o equivalente a uma colher de chá, mas nós consumimos, em média, 8,2 g. De acordo com pesquisas, 14% de todos os casos da doença poderiam ser evitados se o consumo de sal fosse limitado.



Aposte neles todos os dias!

1 Cebola
Rica em vitaminas B e C, e em minerais, ela garante o bom funcionamento do nosso organismo. Além disso, assim como a maçã,
a uva preta, a amora e a salsinha, possui quercetina – substância que ajuda no combate de tumores como os de cólon, cérebro, estômago, próstata, ovário, colo do útero e mama. Todos os tipos de cebola possuem quercetina, mas a roxa é a que tem em maior quantidade. Consuma-a diariamente, em saladas, molhos, refogados...


2 Alho
É da mesma família da cebola e, por isso, possui quercetina. Além disso, contém outra substância com propriedades antitumorais: a aliina. Recomenda-se comer de dois a quatro dentes de alho por dia.


3 Tomate
Dentre as propriedades que fazem bem à saúde, está o licopeno, que provoca a regressão dos tumores, principalmente de próstata. Quanto mais maduro, maior a concentração da substância. E o ideal é comer o fruto cozido, pois a concentração da substância aumenta. Faça um molho bem gostoso!


4 Cereais integrais
Aliados de quem está de dieta ou quer controlar o peso, também previnem o câncer. Estudos indicam que a ingestão frequente de arroz, aveia, centeio, cevada, quinoa e amaranto reduz em até 70% o risco de câncer de faringe, intestino, linfomas, leucemia e mieloma (no osso).


5 Leguminosas
Ricas em proteínas, carboidratos, fibras, lipídios, vitaminas e fitoquímicos, elas ajudam a inibir o crescimento de tumores. O consumo frequente de vagem, feijão, grão-debico, fava, lentilha, soja e tremoço foi associado à redução do risco de vários tipos de câncer, entre eles do sistema digestório, dos rins e da bexiga. O ideal é comer uma porção de duas a três vezes por semana.


6 Linhaça
É a fonte vegetal mais importante de ômega 3. O nutriente ajuda não só a evitar o câncer como também a prevenir a metástase.
Pesquisas revelam que o consumo diário de 30 g de linhaça por homens com câncer de próstata pode inibir o crescimento dos tumores e até reduzir seu tamanho. O mesmo ocorre com pacientes que sofrem de câncer de mama e de ovário.


7 Oleaginosas 
Nesse grupo, destacam-se as nozes, amêndoas, avelãs e castanhas-do-pará. Todas possuem um alto teor de proteínas e gorduras saudáveis, que regulam o intestino e protegem as células da ação de substâncias cancerígenas, principalmente na mama, próstata, cólon e reto. Dica importante: devem ser consumidas cruas, pois quando torradas ou fritas perdem muitos nutrientes e suas gorduras se tornam menos saudáveis. Um punhado por dia já é suficiente para prevenir a doença. 


8 Vinho tinto
A uva preta e suas sementes contêm grande quantidade de polifenóis, sendo que o mais importante é o resveratrol. Essa
substância inibe o crescimento de principalmente de células de alguns tipos de câncer, principalmente de pâncreas, cólon, 
pulmão, próstata, cérebro, leucemia e linfomas. Além disso, combate as doenças cardiovasculares. Uma taça por dia proporciona proteção ao coração e aos neurônios. 


9 Frutas cítricas
Laranja, tangerina, toranja e limão possuem vitamina C e polifenóis, que têm ação antioxidante e anti-inflamatória. Eles matam as células tumorais e ajudam a fazer com que elas não se proliferem. Esses alimentos devem ser consumidos diariamente, nem que seja em forma de suco.


10 Maçã
A fruta é útil especialmente no combate aos tumores de mama, pois ajuda a regular os níveis dos hormônios femininos. Ela tem esse poder por causa da grande quantidade de polifenóis. Lembrando que eles estão, principalmente, na casca. Por isso, para aproveitar bem suas propriedades, recomenda-se consumir uma maçã com casca por dia. Para variar, cozinhe e polvilhe canela por cima. Fica uma delícia!


11 Cacau
Sim! Ele é um dos alimentos com mais antioxidantes, graças ao seu alto teor de procianidinas, que também são encontradas em menos quantidade nas frutas vermelhas, na cebola, no vinho tinto e no chá verde. Mas não é qualquer chocolate que vale como antídoto – o melhor tipo é o amargo, que possui quase nada de leite e açúcar. Consuma um quadradinho de 25 g por dia!



Como cozinhar
Agora que você já sabe quais alimentos favorecem e quais espantam o câncer, confira a melhor forma de consumi-los:


PREPARE ASSIM

Crus: ingira os alimentos da forma mais natural possível. Assim, você se previne de tumores, principalmente no sistema digestório e nas mamas. Sem falar que proporciona uma melhor apreciação dos sabores e dos aromas naturais – quando cozidos, eles sofrem alterações. 

No vapor: é o método de cozimento mais saudável para o organismo, já que os nutrientes ficam praticamente intactos.



EVITE FAZER E COMER

Fritura: além da alta temperatura produzir substâncias tóxicas, o óleo, a manteiga e a margarina que usamos para fritar geram
acroleínas. Essas substâncias foram associadas ao aumento do risco de desenvolver câncer de pulmão e de pâncreas.

Churrasco e defumados: carne feita na brasa ou que passou por processo de defumação fica impregnada pelo alcatrão proveniente da fumaça do carvão, o mesmo encontrado na fumaça do cigarro. Ela tem ação cancerígena comprovada.



NA COZINHA...

Use: materiais feitos de vidro, aço inoxidável, titânio, barro, cerâmica, porcelana, madeira, bambu e silicone.

Não use: alumínio, panelas com teflon, plásticos, ferro soldado ou fundido e cobre.