AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Cardiovascular

Obesidade e tabagismo: veja os vilões para a saúde do seu coração

Conheça os 5 vilões para a saúde do seu coração

Da Redação Publicado em 27/09/2019, às 15h00 - Atualizado às 15h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pratique, pelo menos, 20 minutos por dia de atividade física moderada - Banco de Imagem/Getty Images
Pratique, pelo menos, 20 minutos por dia de atividade física moderada - Banco de Imagem/Getty Images

Um levantamento realizado pela plataforma Cardiômetro, da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), revelou que mais de 289 mil pessoas morreram de doenças como Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Outros dados que chamam atenção quando o assunto é saúde do coração. Números da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontaram as doenças cardiovasculares como a principal causa de morte no mundo. 

No estudo mais recente, de 2015, a totalidade de mortes envolvendo essas enfermidades alcançou 17,7 milhões, representando 31% das mortes registradas em âmbito global.

“Quando falamos de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular encefálico, não é possível apontar um único culpado. Existe uma série de fatores de risco que contribuirão para o aparecimento dessas doenças”, explica a cardiologista Renata Castro.

A especialista afirma que homens e pessoas com mais idade apresentam maior risco, mas garante que há como eliminar fatores que podem ser perigosos. “Os principais deles são o sedentarismo, o tabagismo, a hipertensão, o diabetes e a obesidade. É fácil perceber que muitos deles se associam”, completa.

Por conta do Dia Mundial do Coração, comemorado neste domingo (19), AnaMaria Digital conversou com a médica e listou cinco vilões para a saúde do seu coração e como mudar a situação: 

SEDENTARISMO
Pratique, pelo menos, 20 minutos por dia de atividade física moderada (caminhada rápida, dança, natação, tênis em duplas) ou 10 minutos de atividade intensa (corrida, tênis em modalidade solo, natação competitiva). 

Isso pode te ajudar a reduzir o risco de eventos cardíacos. Além disso, a atividade regular melhora a qualidade de vida e ajuda na eliminação de outros vilões, como a obesidade, a hipertensão e o diabetes.

TABAGISMO
Além de ser um dos grandes responsáveis pelas doenças cardiovasculares, ainda é a principal causa de diferentes tipos de câncer, como os de pulmão, boca, língua e bexiga. 

OBESIDADE
Idealmente, o índice de massa corporal (IMC) deve ficar entre 20 e 25 kg/m². Para calcular seu IMC, basta dividir seu peso (em kg) pela sua altura (em m) ao quadrado. 

A perda de 5% do peso em indivíduos obesos já reduz a pressão arterial, o colesterol LDL (colesterol ruim) e os níveis de glicose no sangue.

DIABETES
O diabetes, principalmente quando mal controlado, ataca não apenas os vasos sanguíneos do coração, mas também os do cérebro, dos rins e dos membros. O controle do diabetes é feito com modificações dietéticas, medicamentos e atividade física regular.

HIPERTENSÃO
A hipertensão é uma doença crônica que acomete milhares de pessoas em nosso país. Por ser uma doença silenciosa, muitas pessoas desconhecem que sejam hipertensas. Por isso, é importante que você verifique sua pressão arterial regularmente e, caso o diagnóstico de hipertensão seja feito, não deixe de se tratar.