AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Óleos ozonizados: o que são e para que servem

Descubra de que maneira o ozônio pode ser um grande amigo da saúde e beleza da sua pele

Karla Precioso Publicado em 31/07/2022, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O recurso está se tornando cada vez mais popular entre médicos e pacientes - Pixabay/Mareefe
O recurso está se tornando cada vez mais popular entre médicos e pacientes - Pixabay/Mareefe

Os óleos ozonizados têm papel significativo no combate de diversos problemas de saúde, contribuindo para aliviar sintomas com mais agilidade e agindo diretamente nas áreas afetadas: “Com intensa atividade antimicrobiana contra fungos, bactérias e vírus, favorecem e aceleram o processo de regeneração e cicatrização tecidual, ativam a microcirculação, melhoram o metabolismo celular de oxigênio, estimulam o crescimento do tecido de granulação, além de reduzir a inflamação e dor local”, garante Leticia Philippi, farmacêutica especializada em Ozonioterapia e CEO do Grupo Philozon, que possui a divisão de dermocosméticos, Ozoncare.

Não à toa, esse recurso está se tornando cada vez mais popular entre médicos e pacientes, pois complementa outras intervenções e contribui para a manutenção da qualidade de vida. Natural, seguro e livre de efeitos colaterais, o produto tem sido procurado por quem busca uma alternativa com muitos resultados. Conheça mais a respeito.

O QUE É E PARA QUE SERVE

O óleo ozonizado é um produto capaz de preservar as propriedades terapêuticas do ozônio medicinal, graças à sua manipulação feita por meio de filtros e geradores específicos para essa finalidade. Suas matérias-primas podem ser diversas, como o azeite de oliva, coco e sementes de girassol. Quando aplicado na pele, garante uma série de benefícios, entre eles: 

  • Modulação do estresse oxidativo;
  • Melhoria no transporte de oxigênio no sangue;
  • Efeitos cicatrizantes e anti microbianos.

QUANDO USAR

O óleo ozonizado deve sempre ser utilizado de forma tópica, sobre a pele íntegra ou também em lesões na pele ou mucosas. Por apresentar efeito antimicrobiano e bioestimulador, conferem inúmeras aplicabilidades:

Cortes, úlceras e feridas: as propriedades antissépticas do produto combatem infecções capazes de agravar cortes, feridas e úlceras. Além disso, incentivam a circulação sanguínea na área afetada e proporcionam leve efeito anestésico.

Queimaduras: graças às propriedades anti-inflamatórias e ao potencial de oxigenar a pele, o óleo alivia queimaduras solares e inflamações quase imediatamente. Sua aplicação também pode evitar a formação de bolhas.

Osteoartrose: o óleo pode acelerar a regeneração dos tecidos e favorecer a cicatrização, o que reduz dores e inflamações comuns nesse tipo de condição.

Dores em geral: também auxilia no combate a dores musculares e de ouvido, e ainda diminui a incidência de espasmos e câimbras.

Eczemas e dermatites: diminui significativamente a incidência de manchas e até de processos inflamatórios.

Pé de atleta: sua poderosa ação antifúngica somada aos demais benefícios, age diretamente contra os mecanismos causadores de uma condição chamada pé de atleta.

TIPOS

1. De Olíva

Rico em fenóis, polifenóis, flavonoides, vitaminas A, E, D e K, ferro cálcio, magnésio, potássio, aminoácidos e ácidos graxos. Tem ação altamente oxidativa, atuando contra fungos, bactérias e vírus.

Os principais benefícios são:

  • Possui rápido efeito cicatrizante no tratamento de fungos e problemas de pele;
  • Tem função antibiótica e anti-inflamatória local;
  • Estimula o processo de cicatrização e regeneração do tecido;
  • Age como potente hidratante e nutridor dos tecidos;
  • Atenua marcas de expressão, rugas e flacidez;
  • É calmante;
  • Previne estrias.

2. De Girassol

Apresenta propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Rico em ácido linoleico, vitamina E e ácidos graxos essenciais.

Os principais benefícios são:

  • Possui excelentes ações antimicrobiana, cicatrizante e anti-inflamatória;
  • Melhora a eficiência de transporte de oxigênio no sangue e modula o estresse oxidativo;
  • Tem função antibiótica e anti-inflamatória local;
  • Age como potente hidratante e nutridor dos tecidos.