AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Olheiras nunca mais! Veja 5 dicas para se livrar das manchas nos olhos

Especialista indica maior ingestão de água e alimentos diuréticos para amenizar as marcas

Da Redação Publicado em 11/09/2021, às 17h49 - Atualizado às 17h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Descanso e ajuste da dieta são medidas indispensáveis! - Anna/Pexels/Banco de imagens
Descanso e ajuste da dieta são medidas indispensáveis! - Anna/Pexels/Banco de imagens

As olheiras são um dos problemas que vem afetando mais homens e mulheres cada dia mais. Algumas pessoas afirmam que o problema piorou durante a pandemia.  

“O inchaço sob os olhos em momentos de fadiga podem ocorrer por hereditariedade, retenção de líquidos, alergias, reação a medicamentos ou falta de sono”, explica o cirurgião plástico Marcelo Nascimento à AnaMaria Digital.

“Para remover completamente as marcas profundas e de cores mais arroxeadas que se formam ao redor dos olhos  é indicada  cirurgia; no entanto , existem diferentes tratamentos naturais que ajudam a reduzir significativamente a inflamação e, graças a isso, é possível  esconder esse problema na rotina diária”, detalha Nascimento.  

O médico apresenta cinco dicas para reduzir as olheiras:

1- DESCANSE BEM

O cansaço e o estresse são as principais causas de olheiras. É muito importante  dormir pelo menos 8 horas por dia, sem interrupção e fazer atividades que ajudam a relaxar. Não dando um descanso adequado, as olheiras não vão desaparecer;

2- REDUZA O CONSUMO DE SAL

Este ingrediente é uma das causas de retenção de líquidos e, consequentemente, o aparecimento das olheiras;

3- AUMENTE A INGESTÃO DE ÁGUA

Consuma pelo menos 2 litros de água por dia, é muito benéfico para a saúde em geral. Quando se bebe uma boa quantidade de água, o corpo elimina mais fáceis fluidos e todas as toxinas que podem afetar o seu funcionamento. E, graças a isso, irá reduzir a problema de olheiras e prevenir a sua ocorrência.

4- ADICIONE ALIMENTOS DIURÉTICOS À DIETA

Melancia, alface, pepino, abacaxi, melão... Eles ajudam na digestão e ajudam a eliminar os fluidos corporais;

5- HIDRATE A PELE E O ROSTO

Olheiras também podem aparecer por causa do ressecamento ou exposição ao sol, já que ocorre a destruição da fibras de colágeno e elastina da pele fina ao redor dos olhos.

Mais dicas...

Quanto aos procedimentos, o médico destaca a cirurgia que é mais procurada para tratar o problema.  

“A Blefaroplastia ou 'cirurgia das pálpebras' é o procedimento mais indicado para o embelezamento da região dos olhos , isso quando temos um excesso de pele e, na maioria das vezes, associado temos umas bolsas de gordura ao redor da região que podem dar um aspecto de cansaço . As bolsas ficam mais evidentes pela manhã ao acordar ou após extensa jornada de trabalho, por exemplo”, afirma Marcelo.  

“A cirurgia consiste em retirar a pele da pálpebra  superior com a retirada dessas bolsas de gordura . Com isso temos um olhar  mais descansado e um aspecto mais jovial”, indica ele, e completa. “Outra terapia muito usada são os preenchedores. Indico em alguns casos o ácido hialurônico na região das pálpebras para melhorar sua sustentação  e também para corrigir pequenas imperfeições”.