AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Olhos secos e sono excessivo: confira 7 sintomas de gravidez que quase ninguém sabe

Atenção os sinais que seu corpo dá que podem significar tem uma nova vida vindo aí

Da Redação Publicado em 19/08/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Geralmente, o primeiro sinal percebido é o atraso menstrual - Daniel Reche/Pixabay
Geralmente, o primeiro sinal percebido é o atraso menstrual - Daniel Reche/Pixabay

Existe um ditado popular que diz que toda mulher sabe quando está grávida. Isso até pode ser verdade, mas como ter certeza de algo que a mulher ainda não vivenciou? Alguns sintomas já são bem conhecidos, como enjoos e dores de cabeça, mas eles podem aparecer de várias maneiras diferente para cada paciente, explica o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli. 

Geralmente, o primeiro sinal percebido é o atraso menstrual. “Claro, dependendo da sensibilidade da mulher, eles podem começar a ser notados de uma semana a 10 dias após a concepção. Com o passar do tempo, eles vão ficando mais intensos”, ressalta o médico.

Essas alterações ocorrem pelo aumento de dois hormônios: o HCG (Gonadotrofina coriônica humana) e a progesterona. Aí, a recomendação é fazer um teste de gravidez — seja de sangue, de urina ou mesmo de farmácia. O teste de sangue consegue detectar uma gravidez após 10 dias da concepção.

Em conversa com AnaMaria Digital, o especialista listou 7 sintomas de gravidez que (quase) ninguém sabe. Confira!

SANGRAMENTO
Um pequeno sangramento, chamado de nidação, ocorre durante a implantação do embrião no útero. Muitas mulheres podem confundi-lo com menstruação justamente porque, se houve fecundação durante o período fértil, esse sangramento pode acontecer no momento em que seria o início de seu novo ciclo menstrual.

OLHOS SECOS
Há relatos de mulheres que tiveram sensibilidade à luz e até mesmo dificuldade de usar lentes de contato. Não é tão comum, mas muitas sentem, inclusive, um pequeno inchaço nas pálpebras, devido à maior concentração de estrógeno.

SENSIBILIDADE NAS MAMAS
A variação de hormônios durante a gestação também pode provocar sensibilidade, inchaço e dor na região das mamas. Contudo, como este também é um sintoma muito comum durante a fase pré-menstrual, vale a pena ficar atenta.

FALTA DE AR
A mulher pode se sentir mais cansada durante uma gravidez e chegar a ter falta de ar realizando atividades rotineiras. No início, isso acontece devido a alterações hormonais. “A partir do quarto ou quinto mês, a dificuldade de respirar ocorre devido à compressão do diafragma causada pelo aumento do volume abdominal”, pontua.

SONO EXCESSIVO
Claro que este sintoma não deve ser levado em consideração de forma isolada, mas é muito comum.

TONTURA
No início da gravidez, muitas mulheres podem sentir tontura, principalmente no período da manhã. “Este sintoma é geralmente acompanhado por náuseas. Isso acontece porque a alteração dos níveis hormonais provoca uma alteração da pressão arterial da gestante”, esclarece Domingos.

OLFATO AGUÇADO
Segundo Mantelli, “cheiros e alimentos que ela gostava antes agora podem incomodar".