AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Posso lavar os ovos de galinha quando chego do mercado? Melhor evitar

Saiba quais cuidados são necessários na hora de comprar e guardar os ovos

Da Redação Publicado em 30/09/2020, às 08h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Entenda o porquê não se pode lavar os ovos - Divulgação
Entenda o porquê não se pode lavar os ovos - Divulgação

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas entenderam que era necessário lavar todos os alimentos para evitar qualquer risco de contágio após as compras. Mas sabia que, no caso do ovo, isso é completamente desaconselhável?

Para você entender o processo, os ovos não têm qualquer contato manual e passam por um moderno sistema de limpeza e desinfecção, no qual são lavados e higienizados um a um durante a produção. Depois, são enviados para uma câmara e recebem um banho de luz ultravioleta, que serve para eliminar fungos e bactérias nocivas à saúde.

“Na indústria, eles são lavados com água potável com cloro a uma temperatura adequada ao redor de 45°C, para que o conteúdo do ovo se expanda e empurre a sujeira e os contaminantes para longe dos poros da casca”, conta Camila Cuencas, gestora de operações industriais da Katayama Alimentos. "Além disso, aqueles que têm microfissuras são excluídos, dessa forma, evita-se o risco de contaminação."

NADA DE LAVAGEM
Por conta de todo este processo de limpeza, não é indicado lavar os ovos antes de guardá-los na geladeira. Isso porque este tipo de procedimento pode causar contaminação na parte interna do produto por causa da porosidade da casca, fazendo com que as chances de contaminação aumentem.

CUIDADOS NA HORA DE ARMAZENAR OS OVOS
Apesar da higiene caseira não ser uma boa pedida, os ovos devem ser guardados em recipientes adequados, mais especificamente nas prateleiras da parte interna da geladeira. O contrário que muitas pessoas imaginam, eles não podem ficar na porta do refrigerador, pois tendem a sofrer variação de temperatura e correm perigo de danos. Além disso, é aconselhável que esses alimentos fiquem longe de outros que possam infectá-los, como a carne e outros produtos crus.

RECEITAS
Embora algumas receitas culinárias peçam ovos crus, é importante que eles sejam certificados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e que estejam sempre bem frescos e com a casca intacta. Separamos algumas sugestões de pratos: