Bem-estar e Saúde Fique de olho!

Para ter unhas fortes e bonitas, alimentação e cuidados diários são fundamentais

Fragilidade, como quebras e descamações da unha, podem representar desconforto e até dor

sábado 3 novembro, 2018
Unhas enfraquecidas podem ser sinal de carência de zinco e Vitamina D
Unhas enfraquecidas podem ser sinal de carência de zinco e Vitamina D Foto:iStock

Notícias Relacionadas

Cerca de 20% da população mundial sofre com quebra ou descamação das unhas. O problema tem a ver com fatores locais (microtraumatismos repetidos por uso de produtos químicos ou cosméticos) ou sintoma de afecções dermatológica (psoríase e onicomicose) ou sistêmica (anemia e carências vitamínicas). 

Com incidência maior em mulheres, o incômodo vai além de estética, visto que a fragilidade pode representar desconforto e até dor. “Antes mesmo de tentar resolver os sintomas, é necessário investigar a causa”, afirma a nutróloga Renata Domingues, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia Médica (Abranutro).

Segundo ela, unhas enfraquecidas podem ser sinal de carência de zinco e até mesmo Vitamina D, mas existem doenças como anemia e hipotireoidismo que apresentam esse tipo de alteração nas unhas. 

DE OLHO NA ALIMENTAÇÃO

Renata ressalta que alguns alimentos e elementos podem fortalecer as unhas de dentro para fora. E lembra das frutas ricas em vitamina C, como tangerina, acerola, mamão, limão, morango, grãos, nozes, sementes e folhas escuras ricas em vitamina E.

“Alimentos que contém biotina, como peixes de água salgada, órgãos de animais como fígado e rins, grãos integrais, ovo cozido e cogumelos cozidos também são bons”, diz.

Além disso, a médica diz que ingerir alimentos ricos em proteínas oferece ao organismo os aminoácidos de que ele necessita para produzir os elementos fundamentais para a saúde e fortalecimento das unhas.

CÁPSULAS PODEROSAS

A suplementação é outra importante aliada no crescimento das unhas. “Duas substâncias fundamentais são a Biotina, conhecida como Vitamina B7, e o silício orgânico Exsynutriment, um suplemento que oferece o silício biodisponível (que é melhor absorvido e assimilado pelo organismo), melhorando o crescimento e resistência das unhas”, explica Mika Yamaguchi, Farmacêutica pela faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.

E o tratamento oral é mais indicado, porque as unhas possuem uma baixa irrigação sanguínea e um crescimento lento, então é necessário fornecer nutrientes essenciais na composição dessa unha”, acrescenta. No entanto, antes de qualquer coisa, ressalta a médica, o melhor é procurar a orientação de um dermatologista para ter um tratamento mais personalizado para seu caso.
 

Da Redação
Leia Mais:

Receba em Casa

Vídeos

BEM-ESTAR

  1. 1 No Dia Mundial da Gentileza, confira atos que fazem a diferença
  2. 2 Susana Vieira revela que tem leucemia: "Estou ótima e feliz"
  3. 3 5 alimentos essenciais para combater a má digestão
  4. 4 Sabia que a alimentação pode causar a rinite alérgica?
  5. 5 O que a aparência das unhas pode dizer sobre a sua saúde