AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Atividade física

Pilates: veja 5 mitos e verdades da modalidade que prioriza a saúde e bem-estar

A prática auxilia no alinhamento postural e no fortalecimento dos músculos

Da Redação Publicado em 16/04/2020, às 08h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
No Brasil, apenas fisioterapeutas e educadores físicos podem fazer o curso para ministrar aulas - Banco de Imagem/Pixabay
No Brasil, apenas fisioterapeutas e educadores físicos podem fazer o curso para ministrar aulas - Banco de Imagem/Pixabay

O pilates é uma das modalidades que mais prioriza o bem-estar e a saúde. Sua técnica permite que o praticante desenvolva a  consciência e equilíbrio corporal, assim como a melhora do condicionamento físico e fortalecimento muscular

AnaMaria Digital procurou a empresa MetaLife Pilates para esclarecer as principais dúvidas sobre a prática.

Confira!

PILATES AJUDA A “CRESCER”?
MITO! Por ser uma prática que auxilia no alinhamento postural e trabalha com o fortalecimento dos músculos responsáveis pela sustentação da coluna, muitas pessoas acreditam que o pilates faça crescer, mas isso não é verdade. 

O que acontece é que, devido a reeducação da postura, a pessoa volta a usar a capacidade máxima de sua coluna, deixando de ter uma postura tão caída. Com isso, a impressão é que se ganha alguns centímetros a mais, porém isso é diferente de adicionar tamanho à estrutura óssea, o que a modalidade realmente não faz.

QUALQUER PESSOA PODE FAZER?
VERDADE! A prática é indicada para crianças, adultos, homens, mulheres, idosos, gestantes. É extremamente benéfica a todos. Mas é importante sempre procurar um profissional habilitado e regulamentado para dar aulas de pilates. 

No Brasil, apenas fisioterapeutas e educadores físicos podem fazer o curso para ministrar aulas.

FAZ GANHAR MASSA MUSCULAR?
MITO! O pilates complementa muitos trabalhos para ganho muscular e ele ajuda a definir a musculatura, mas sem aumentar o volume. Não há hipertrofia com o pilates. E, diferentemente da musculação – que trabalha apenas uma musculatura por vez, o método movimenta um grupo de músculos.

EMAGRECE?
DEPENDE! Pode haver perda calórica no pilates, sim. Tudo depende do foco do instrutor e do modelo de aula que ele realiza, além dos acessórios utilizados e exercícios que são feitos. Alguns exercícios aceleram o metabolismo e fazem com que haja perda calórica, mesmo que o corpo esteja em repouso.

AJUDA A DIMINUIR AS DORES NA COLUNA?
VERDADE! Como dissemos anteriormente, a modalidade auxilia no alívio de dores relativas à má postura ou outros problemas como fibromialgia, artrite e artrose. Mas é importante que o instrutor de pilates esteja sempre atento às particularidades e limitações de cada aluno, pois a realização de algum movimento incorreto pode ter um efeito prejudicial, o que é o contrário do esperado com a prática.