AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Por que alongar o corpo é importante para a rotina?

Descubra a importância de alongar o corpo durante o dia para melhorar a flexibilidade, aumentar a circulação sanguínea e evitar dores

por que alongar o corpo é importante para a rotina? - Foto: Reprodução/Freepik
por que alongar o corpo é importante para a rotina? - Foto: Reprodução/Freepik

De acordo com dados do Dr.Consulta, aproximadamente 50% das pessoas já experimentaram ou ainda sofrem com dores no pescoço. Esse desconforto é muitas vezes causado pelo sedentarismo e pela falta de prática regular de atividades físicas.

A tendência de permanecer por longos períodos na mesma posição também contribui para isso.No mundo moderno, onde muitos de nós passamos horas em frente ao computador ou sentados, esses fatores se tornam cada vez mais comuns.

Alongar o corpo auxilia no alívio da dor

Jessé Ramos, profissional de educação física, destaca para AnaMaria que além dos fatores mencionados, a falta de alongamento no dia a dia é um grande vilão.

"A falta de alongamento provoca o enrijecimento dos músculos, o que pode desencadear problemas posturais e aumentar o risco de lesões musculares e articulares. O hábito de alongar o corpo é fundamental para aliviar a tensão da região", explica Ramos.

por que alongar o corpo é importante para a rotina
Alongar o corpo durante o dia é essencial para melhorar a flexibilidade, aumentar a circulação sanguínea e prevenir dores, contribuindo para uma melhor qualidade de vida - Reprodução/Freepik

Benefícios essenciais do alongamento

Pensando em contribuir com o bem-estar da população, o especialista listou quatro benefícios essenciais do alongamento, além de explicar como alongar o corpo pode contribuir para uma vida mais saudável.

1. Melhora a flexibilidade

Passar longos períodos na mesma posição, seja para trabalho ou lazer, tende a deixar os músculos enrijecidos e doloridos ao se movimentar.

Alongar o corpo de forma regular ajuda a eliminar essa sensação, tornando músculos e articulações mais flexíveis e apaziguando o desconforto causado por horas em frente ao computador ou sentado.

"Quando alongamos regularmente, evitamos que nossos músculos fiquem enrijecidos, o que ajuda a prevenir a dor e o desconforto", pontua Jessé Ramos.

2. Aumenta a circulação sanguínea

O alongamento também desempenha um papel crucial na melhoria da circulação sanguínea. "O movimento sanguíneo torna-se mais fluido, diminuindo a probabilidade de possíveis lesões e problemas futuros.

Exercitar os músculos certifica que eles fiquem relaxados, característica que vai muito além de um alívio momentâneo. Nesse sentido, não há dúvidas de que uma boa circulação sanguínea melhora a qualidade de vida como um todo", enfatiza Ramos.

3. Evita diferentes dores

A ausência de alongamento pode levar a uma série de desconfortos, além das dores no pescoço. "Pode causar dores de cabeça, rigidez ao tocar na região, dormência e formigamento, sensação de pontadas e até dificuldade de movimentação", explica Ramos.

"Exercitar regularmente essa parte do corpo desempenha um papel significativo na prevenção e interrupção desses incômodos. Mas atenção: caso os sintomas persistam, é importante procurar um ortopedista para um diagnóstico completo", alerta o especialista.

4. Pode ser feito a qualquer hora do dia

Uma das grandes vantagens do alongamento é sua flexibilidade em termos de horário.

"Realizar esses exercícios pela manhã ajuda a preparar os músculos para os compromissos diários. No meio do dia, durante as pausas no trabalho, alongar alivia a tensão acumulada. Já quando a pessoa alonga antes de dormir, tende a relaxar mais e contribui com a melhora do sono", conclui Ramos.

Isso significa que, independentemente da sua rotina, sempre haverá um momento adequado para alongar o corpo e cuidar do seu bem-estar.

por que alongar o corpo é importante para a rotina
Incorporar simples alongamentos na rotina diária pode aliviar tensões e promover o bem-estar geral - Reprodução/Freepik

Dicas práticas para alongar o pescoço

Para começar, aqui estão algumas dicas práticas de alongamento do pescoço que você pode incorporar facilmente ao seu dia a dia:

  1. Alongamento Lateral do Pescoço: Sente-se ou fique em pé com a coluna reta. Lentamente, incline a cabeça para um lado, aproximando a orelha do ombro. Segure por 20-30 segundos e repita do outro lado.

  2. Alongamento Frontal: Com a coluna reta, abaixe o queixo em direção ao peito e segure por 20-30 segundos. Esse movimento ajuda a alongar a parte de trás do pescoço.

  3. Alongamento Traseiro: Levante a cabeça e olhe suavemente para cima, alongando a parte frontal do pescoço. Mantenha a posição por 20-30 segundos.

  4. Alongamento de Rotação: Gire a cabeça lentamente para um lado até sentir um leve alongamento. Mantenha por 20-30 segundos e repita do outro lado.

Incorporar essas práticas simples ao seu dia pode fazer uma grande diferença na sua qualidade de vida. Além de prevenir dores e desconfortos, você estará investindo na sua saúde e bem-estar a longo prazo.

Alongar o corpo durante o dia não é apenas uma prática benéfica, mas essencial para manter a saúde muscular e articular.

Como vimos, a falta de movimento e alongamento pode levar a dores e problemas posturais, mas com alguns minutos dedicados ao alongamento, podemos melhorar a flexibilidade, aumentar a circulação sanguínea, evitar dores e relaxar nosso corpo e mente.

Então, não deixe para depois – comece a alongar o corpo hoje mesmo e sinta a diferença na sua saúde e bem-estar!

Leia também:

Saiba por que alongar o corpo antes e depois da atividade física

Sapato nude: confira 6 formas de usar para alongar a silhueta

Antes de correr, o correto é alongar ou aquecer?