AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Precisa sair? Saiba quais cuidados tomar ao usar carros compartilhados

Novo coronavírus tem sobrevida de até três dias em superfícies como volantes e maçanetas

Da Redação Publicado em 27/03/2020, às 18h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
É normal compartilhar carros na sociedade atual. - Annalise Batista por Pixabay
É normal compartilhar carros na sociedade atual. - Annalise Batista por Pixabay

Sabia que o volante de um carro pode ser quatro vezes mais sujo do que a tampa de um vaso sanitário? Agora, imagine um veículo compartilhado entre várias pessoas desconhecidas.

Um estudo publicado pela revista científica "New England Journal of Medicine" descobriu que o vírus responsável pela doença Covid-19 pode sobreviver até três dias em superfícies como plástico e aço, materiais comuns no acabamento de automóveis.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a orientação primordial é a higienização – e essa regra, claro, também aplica-se aos carros.  

Exatamente por isso, o alto risco de transmissão do corona vírus exige um esforço dobrado dos motoristas quanto à mudança de atitude dentro e fora do automóvel. 

AnaMaria Digital conversou com Alan Ávila, diretor de produtos frota e inovação da ValeCard, e compartilha os principais cuidados para evitar o contágio da doença, especialmente em carros utilizados por mais de uma pessoa. 
Confira! 

1) HIGIENIZAÇÃO CONSTANTE  

Usando álcool isopropílico – que não danifica o material plástico –, limpe toda a superfície com a qual os motoristas mais têm contato, como volante, câmbio, freio de mão, seta, retrovisor interno, painel e som. Esse cuidado deve ser feito antes e após o uso do veículo. Não esqueça de manter a lixeira vazia.  

2) PRIORIZE A VENTILAÇÃO 

O momento não é propício para o uso de ar-condicionado. Dê preferência para deixar as janelas abertas e, assim, manter o interior arejado. Caso o uso do ar-condicionado seja inevitável, é aconselhado fazer limpeza e manutenção do filtro.  

3) ATENÇÃO AOS PASSAGEIROS 

Vai levar alguém na carona ou nos bancos traseiros? Deixe a conversa para depois! Quando embarcarem, peça para que os passageiros higienizem as mãos com álcool em gel e, se for caso, deixe máscaras à disposição. O espaço reduzido potencializa a transmissão do vírus.  

4) SE PEGAR EM DINHEIRO OU CARTÃO 

Quando você parar para abastecer ou, no caso dos motoristas de aplicativo, um cliente realizar o pagamento em dinheiro, lembre-se de higienizar as mãos e os braços com álcool em gel.  

5) EM CASO DE SINTOMAS

Se você tiver tosse, dor de garganta, febre e dores no corpo, evite utilizar carros compartilhados e fique em casa. Você pode ligar gratuitamente para o Disque SUS, no telefone 136, para obter mais informações sobre os procedimentos a serem adotados.