AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Proteja-se das micoses no calorão

Causadas por fungos, elas adoram dar o ar da graça no verão. Conheça os principais tipos e aprenda a se prevenir dessa chateação

Ana Bardella Publicado em 05/04/2016, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Proteja-se das micoses no calorão - Shutterstock
Proteja-se das micoses no calorão - Shutterstock
Couro cabeludo

Mais comum em crianças, é altamente contagiosa. Em geral, provoca uma lesão arredondada, que coça bastante. Às vezes, o cabelo também começa a cair. Como pode ser transmitida por animais de estimação, é preciso ficar atenta ao contato dos pequenos com eles. Para evitar, cuide da higiene do pet e não permita que eles fiquem próximos aos tanques de areia onde as crianças costumam brincar. 


Pele

A infecção acontece principalmente nas dobrinhas do corpo (virilha, axilas) e no meio dos dedos. A pele começa a descamar e a coçar muito. É ainda mais comum no verão, porque a umidade causada pelo suor e a temperatura elevada favorecem a proliferação dos fungos. Daí a importância de utilizar roupa íntima de algodão e de, sempre que possível, assim que sair do mar ou da piscina, trocar a roupa de banho por outra seca. Para evitar micose nos pés, seque bem o vão dos dedos após o banho. Se praticar esporte, prefira meias de algodão – é o tecido que melhor absorve o suor da região. 


Unhas

Nas áreas de convívio tipicamente úmidas (banheiros, vestiários, piscinas e praias), o contágio é mais frequente. Mexer muito nas unhas também é contraindicado – quando elas se descolam, aumenta a chance de a doença aparecer. Por isso, evite pedir para a manicure limpar a parte de baixo delas com um palitinho, por exemplo. O fungo deixa as unhas grossas e com manchas brancas.



Se apresentar algum desses sintomas, procure um dermatologista. Em geral, o tratamento das micoses de couro cabeludo e de unhas deve ser feito com medicamentos via oral. Já no caso dos fungos de pele, dependendo do tamanho da lesão, dá para cuidar apenas com pomadas.