AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Alimentação

Pular refeições: entenda como o hábito afeta sua saúde negativamente

Nutricionista explica como a falta de horário para comer prejudica o organismo

Da Redação Publicado em 14/05/2020, às 08h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A consequência mais imediata ao pular refeições é a falta de energia - Banco de Imagem/Pixabay
A consequência mais imediata ao pular refeições é a falta de energia - Banco de Imagem/Pixabay

Com a falta de rotina, muitas pessoas acabam não tendo horário certo para comer e até deixam de fazer algumas refeições do dia. Apesar de comum, a nutricionista Jessica Santos, da Superbom, informa que o hábito pode trazer efeitos negativos para a saúde.

"Para criar uma rotina de alimentação saudável, as pessoas podem preparar marmitas para todas as refeições da semana, congelar e comer em casa - ou levar para o trabalho se for o caso- conforme for consumindo. A dica é montar opções saudáveis com porções de proteínas vegetais, carboidrato e frutas de sobremesa", indica.

E ficar sem comer vai ter um custo para o seu corpo. Confira!

Fraqueza: a consequência mais imediata ao pular refeições é a falta de energia para realizar todas as atividades. Isso acontece porque sem nutrientes o organismo aumenta a produção de insulina e provoca a hipoglicemia (falta de açúcar no sangue), resultando em fraqueza e tontura.

Treinos esportivos perdem o efeito: Jessica pontua que as refeições são uma parte importante para quem pratica exercícios físicos, uma vez que a alimentação equilibrada ajuda na aceleração do metabolismo e da recuperação muscular. Por isso, ficar sem comer pode atrapalhar os resultados dos treinos.

Controle da fome: ao ficar um período prolongado sem comer, fica mais difícil de controlar a quantidade e a qualidade de comida ingerida na próxima refeição, fazendo com que a pessoa "coma o que vê pela frente". A comilança pode causar dor no estômago e ganho de peso.

Mau humor: a falta de açúcar no sangue também contribui na sensação de irritabilidade. "A glicose ajuda o cérebro a produzir endorfina, hormônio responsável pelo bem-estar, por isso pular refeições também causa o mau humor", esclarece.

Deficiência de nutrientes: a longo prazo o hábito de pular refeições, seja o café da manhã, almoço ou jantar, pode causar um déficit de nutrientes no organismo, causando uma série de problemas como baixa imunidade, anemia e muitos outros.