AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Qual é a importância da cadeira de trabalho e altura da tela do computador?

Elas ajudam a evitar dores no pescoço e desvios posturais; veja dicas para ajustar

*Bianca Vilela, colunista de AnaMaria Publicado em 06/05/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Essa moça claramente ainda não leu esta matéria. - Free-Photos/Pixabay
Essa moça claramente ainda não leu esta matéria. - Free-Photos/Pixabay

Fala meu povo da AnaMaria, tudo bem? Seguimos trabalhando em casa e parece que continuaremos neste formato por muito tempo. Mas o que podemos fazer para manter a saúde em dia, além de nossa produtividade a mil? Está difícil para todo mundo!

Você sabia que garantir uma boa infraestrutura para o seu home office é fundamental se quiser ter produtividade e garantir a sua saúde, evitando dores e desconfortos? Será que a sua cadeira e o seu monitor são apropriados para isso?

Eu sei, eu sei, de repente nossa casa virou nosso escritório e o sofá da sala a cadeira de reuniões, mas precisamos nos adaptar a essa realidade antes que a gente precise lidar com alguns problemas maiores, como desvios posturais e dores constantes.

Se você optou pela cadeira da cozinha ou fica sentado por horas na cama ou no sofá, está na hora de rever seus hábitos, pelo bem da sua postura e do seu bem-estar.

A IMPORTÂNCIA DA CADEIRA E DO MONITOR
Nas minhas consultorias e treinamentos, sempre converso com os gestores e colaboradores sobre a importância de um espaço de trabalho adequado para as atividades do dia a dia. 

Quem me ajuda nesse processo é a Lais Ribeiro, fisioterapeuta da minha equipe. Conversei com ela para saber os riscos de passar horas e horas em um ambiente inapropriado para o trabalho e o que devemos fazer para reverter esse cenário.

Segundo ela, quando o monitor está muito alto ou muito baixo (ou a cadeira), nosso corpo começa a se adequar a posturas diferentes para tentar suprir essa altura que está errada. Com isso, forçamos a musculatura e as articulações, o que pode ocasionar desvios posturais e causar dores (essas dores, inclusive, chegam bem rápido).

ALGO ERRADO?
Nos últimos meses você tem sentido dores na região dos ombros e na cervical? Talvez um pouco de dor de cabeça? Isso pode ser reflexo de um monitor em uma altura inadequada.

E quanto às pernas, estão cansadas ou inchadas? Algumas varizes apareceram? Nesse caso, sua cadeira pode não estar na altura correta.

Já sabemos que as coisas não vão mudar tão cedo, então é melhor cogitar investir em bons equipamentos de trabalho. Se você não tem, comece com um suporte para notebook (é mais em conta do que comprar um monitor). Na internet temos opções por menos de R$ 30.

No caso da cadeira, aí não tem jeito, vai ser mais cara. Mas já que o investimento é necessário, escolha a correta: com regulagem de braços, altura e, se possível, encosto (são as recomendações da fisio!).

FOCO NA POSTURA
Agora que você tem uma cadeira adequada e um suporte para o seu monitor, está na hora de organizar as peças desse quebra-cabeça e corrigir alguns pontos:

Preste atenção ao se sentar
Vamos começar pela cadeira: seus ombros e quadris devem estar alinhados e o encosto adaptado à curvatura da sua coluna (a região no final da toráxica para a lombar deve estar apoiada). O apoio do braço na altura do seu cotovelo, formando um ângulo de 90º. 

Por fim, o assento deve ser regulado para ficar abaixo da patela. Seus pés precisam estar apoiados no chão - ou em um apoio para os pés - e os joelhos dobrados na mesma linha do quadril ou um pouco abaixo.

Olhar para o horizonte!
Seu olhar deve estar sempre no final do monitor, na sua base. Uma dica é manter o monitor à distância de um braço. Por isso o suporte (ou alguns livros e caixas) é tão importante: ele vai garantir que o monitor do notebook fique na altura adequada à sua vista, assim você não precisará ficar levantando ou abaixando a cabeça para visualizá-lo.

Depois disso, é só lembrar das dicas que eu sempre passo por aqui: faça pausas ao longo do dia, caminhe um pouco pela casa e invista um tempinho nos exercícios compensatórios. Com esses bons hábitos seu trabalho correrá bem e a sua saúde também.

Assista ao nosso vídeo da semana no Instagram da AnaMaria, com dicas práticas para tornar o seu dia mais leve e produtivo. Não deixe de conferir e compartilhar com seus colegas de trabalho!!

*BIANCA VILELA é mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial