AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Qual o jeito certo de limpar o nariz? Especialista dá dicas e explica importância

Especialista dá dicas de como limpar o nariz do jeito certo

Lígia Menezes Publicado em 08/12/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os dados da OMS mostram que 35% da população brasileira têm algum tipo de alergia - Banco de Imagem/Getty Images
Os dados da OMS mostram que 35% da população brasileira têm algum tipo de alergia - Banco de Imagem/Getty Images

Se apenas de imaginar em tirar pó da casa o seu nariz já começa a coçar, atenção: você pode estar dentro das estatísticas apontadas pela Organização Mundial da Saúde. Os dados da OMS mostram que 35% da população brasileira têm algum tipo de alergia. 

As mais comuns vêm pelo ar, como a rinite alérgica, que atinge entre 30% e 40% da população mundial. 

Notadas geralmente após espirros, produção de muita coriza e coceiras no nariz, as alergias respiratórias são uma resposta do corpo diante do contato com alérgenos, como pólen, ácaros, mofo, poluição ou poeira, que irritam as paredes internas do nariz. 

Felizmente, há maneiras de controlar as crises com medicamentos e imunoterapia, tratamento feito com vacinas. Mas antes de chegar a este estágio, você pode fazer um trabalho de prevenção em casa mesmo. 

Como? Fazendo a lavagem diária do nariz. “Limpar as narinas com soro fisiológico 0,9% ajuda a retirar os alérgenos da mucosa, aliviando os sintomas”, explica a alergista e imunologista Martina Cattaccini (@dra.martinacattaccini), de São Paulo. 

Confira, a seguir, o passo a passo para realizar o procedimento da maneira correta em seis passos.

PASSO 1
Você vai precisar de uma seringa sem agulha e de soro fisiológico, aquele comum, 0,9%, comprado em qualquer farmácia. “Evite preparar o soro caseiro com água e sal. Pequenos erros de dosagem são suficientes para tornar o soro um irritante nasal”, avisa Martina.

PASSO 2 
Retire o soro da geladeira cerca de 15 minutos antes do uso. 

PASSO 3 
Na pia do banheiro, encha a seringa com a solução (de 10 a 20 ml), aponte o nariz na direção do ralo, boca aberta para respirar, cabeça levemente inclinada para frente.

PASSO 4 
Prenda a respiração nasal e aplique o soro em cada uma das narinas. Se fizer certo, você vai notar que o líquido vai entrar por uma narina e sair pela outra, junto com as impurezas e muco acumulado.

PASSO 5 
Ao fim, assoe o nariz com o lenço. Atenção: você não deve engasgar nem deixar o soro ir para a boca. Para tanto, será preciso prender a respiração nasal, como alertado no passo 4.

PASSO 6
Lave bem a seringa e volte o soro para a geladeira. Repita o procedimento pela manhã ou pela noite, como preferir.

ENTENDA SEU CORPO 
Lembre-se de que, ao fazer a lavagem das narinas, você está tratando os sintomas, mas não a causa do problema. O mesmo acontece quando você trata suas alergias com remédios. 

“Cuidar da alergia com medicamentos tópicos e esquecer que a doença pertence a um indivíduo pode trazer resultados menos satisfatórios”, diz Martina. 

É sempre preciso investigar as causas do problema junto ao médico, considerando sua saúde como um todo. 

“Uma pessoa obesa, por exemplo, pode apresentar mais sintomas devido ao status inflamatório envolvido. Emagrecer, neste caso, pode ajudar a controlar os sintomas da asma ou da rinite, que são doenças inflamatórias crônicas das vias aéreas”, alerta a especialista.