AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Queda de cabelo: saiba quando se preocupar e como melhorar o quadro

Médicos abordam tratamentos e dicas de cuidados contra a queda de cabelo

Da Redação Publicado em 08/08/2022, às 16h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba quando é hora de se preocupar com a queda de cabelo - Freepik
Saiba quando é hora de se preocupar com a queda de cabelo - Freepik

A tricologia, área da dermatologia que estuda os cabelos e pêlos, aponta que uma queda de cerca de 50 a 70 fios de cabelo por dia é considerada normal. No entanto, a queda exagerada de fios deve ser motivo de atenção, sendo preciso avaliar as possíveis causas do problema.

De acordo com Marcelo Pitchon, médico cirurgião especializado em transplante capilar, é muito importante observar quedas pontuais ou mais volumosas. “Quando houver perda de volume de cabelo, rabo de cavalo ou alguma região específica da cabeça ou da face — como entradas, testa, têmporas, costeletas, sobrancelha, deve-se buscar avaliação médica”, indica.

Ainda segundo o profissional, é preciso observar se há um halo claro, largo ou falho ou ainda transparência acentuada nos fios. “Quando for comum ver muitos fios no travesseiro, roupa, escova, roupa, é hora de procurar ajuda médica com um profissional especialista na situação.

TRATAMENTOS

Para resolver o problema de queda acentuada de cabelo, é fundamental ter uma consulta e orientação médica adequadas. “O tratamento vai depender sempre da causa, do diagnóstico correto, com uso de medicamentos via oral ou via tópica. O transplante de cabelo quando é possível e necessário deve ter indicação médica. Visa atender a pacientes que buscam resultado definitivo”, destaca Pitchon.

Tratamentos clínicos podem ajudar os pacientes, visando o crescimento dos fios. O dermatologista Felipe Chediek, especialista no tema, explica que há algumas opções de tratamentos como: intradermoterapia, também conhecida como mesoterapia — a qual consiste na aplicação de microinjeções no couro cabeludo para administrar medicamentos, ativos e suplementos importantes para o metabolismo do folículo piloso, acelerando o crescimento e fortalecimento dos fios.

“Outra modalidade é o laser de baixa intensidade, o qual faz uma fotobioestimulação do folículo piloso, estimulando o crescimento dos fios. Existe ainda o microagulhamento (aplicação de um aparato composto por um rolo contendo microagulhas que favorece a penetração de ativos aplicados sobre o local e por si só induz a produção de fatores de crescimento que estimulam o crescimento capilar)”, explica o membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Felipe complementa informando que existe a o procedimento do plasma rico em plaquetas — uma técnica que utiliza uma porção do sangue do próprio paciente a ser aplicada no couro cabeludo e estimula o crescimento capilar, especialmente por conter grandes concentrações de fatores de crescimento).

Ainda segundo o especialista, com o passar dos anos, o fio de cabelo, se não tratado, vai ficando cada vez mais fino até que chega o momento em que o poro (onde sai o fio) se fecha, indicando que o fio entrou em estágio de atrofia, como se fosse uma árvore que seca e a raiz e morre. “Nesse momento o tratamento clínico fica muito limitado, sendo necessário implantar um novo fio no local, colocar uma nova raiz para que a área perdida possa ser preenchida”, explica o médico.

DICAS PARA REDUZIR A QUEDA DE CABELO

Alguns cuidados na rotina diária podem ajudar a reduzir a queda de cabelos. Por isso, a seguir, a médica dermatologista Lais Leonor lista seis dicas para cuidar bem da saúde dos cabelos, confira:

  1. Algumas práticas devem ser evitadas para proteger o couro cabeludo. Evite chapinha ou secador muito quentes. O calor só aumenta a secura preexistente. Verifique se é possível regular a temperatura do aparelho e não use por longos períodos. Existem dispositivos com tecnologia de íons negativos , cerâmica e controle de temperatura para proteção dos cabelos . Utilize também a opção do jato frio;
  2. Faça uma dieta saudável. Vitamina D, Vitamina B12, ferro, proteína são essenciais para manutenção do ciclo capilar. Hidratação vem de dentro para fora;
  3. Não reallique constantemente o shampoo a seco. Esse tipo de produto pode ser usado uma vez para despistar a oleosidade, porém, não seu uso contínuo é prejudicial à saúde capilar.
  4. Não deixe de lavar os cabelos regularmente. Questão de higiene. E nunca durma de cabelo molhado; prefira sempre secar. Uma dica: lavar os cabelos pela manhã;
  5. Utilize água mais fria para os cabelos durante o banho;
  6. Aplique máscaras para recuperação capilar duas vezes na semana. Não substitua o condicionador por máscara . A máscara tem ação mais interna e o condicionar mais na cutícula. Utilize um finalizador térmico a base de argan para proteção.