bem-estar-e-saude   / Saúde dos fios

Queda de cabelo: veja quais são os mitos e verdades deste problema

Saiba o que é preciso levar em consideração no tratamento

Karla Precioso Publicado sábado 27 março, 2021

Saiba o que é preciso levar em consideração no tratamento
Saiba as verdades e mentiras envolvidas na queda de cabelo - Unsplash

O risco de perder definitivamente os cabelos é o tipo de possibilidade que persegue a imaginação de várias pessoas e gera muito medo. 

Quando a queda capilar surge, mesmo que de forma eventual, a aflição pode levar a escolhas que apenas ‘maquiam’ problemas complexos que só seriam tratados com eficácia diante do  acompanhamento profissional. 

“Hoje em dia, é possível ter acesso a uma vasta quantidade de produtos que prometem a solução para o mal, porém o uso de qualquer substância indicada como tratamento para perda severa de fios não deveria ser uma opção voluntária ou encarada como dica”, alerta o médico e tricologista Ademir Leite Junior, da Academia Brasileira de Tricologia. 

O especialista revela os mitos e verdades que envolvem o tratamento da queda capilar. Confira!

Quando tratada no início, a queda capilar é revertida em poucos dias.
MITO
. Embora existam casos muito específicos apontados em diagnóstico em que os cabelos voltam a crescer com ou sem tratamento. Quedas ocasionadas por estresse rapidamente superado é um deles.

Não há recuperação do crescimento capilar em menos de dois meses.
VERDADE
. Entre as opções de produtos com a promessa de crescimento rápido é comum, mas cabe esclarecer que, para o cabelo voltar a crescer normalmente, são necessários mais do que dois meses.

Durante o tratamento é normal os cabelos caírem.
VERDADE
. Se o processo para a normalização da função folicular se inicia hoje, haverá um montante de cabelos que seguirá caindo por
até três meses após o início do tratamento.

O desespero prolongado pode piorar a queda.
VERDADE
. Quando o estresse, a ansiedade e o medo ultrapassam limites que o indivíduo tem como normais ou toleráveis desencadeia
reações no corpo, entre elas a queda capilar.

É possível o cabelo crescer 4 cm por mês.
MITO
. O crescimento capilar é estimado em 0,9 cm por mês e, levando-se em conta certas especificidades, não ultrapassam os 1,5 cm mensais. Isso em pessoas com a saúde estável e sem calvície.

O processo da queda começa antes mesmo de os fios caírem.
VERDADE
. A queda capilar se dá, em média, após três meses da interrupção do crescimento capilar. Ou seja, o cabelo para de crescer e só se solta do couro cabeludo depois de três meses.

O fim do tratamento é quando cessa a queda.
MITO
. A redução acontece com o controle ou eliminação das causas e estímulos para a normalização da função das raízes dos cabelos. Ou seja, o tratamento completo inclui a normalização do crescimento dos fios.

Último acesso: 18 Apr 2021 - 06:22:21 (1142744).