AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / À flor da pele

Quer turbinar o efeito do seu creme? Aposte no tônico facil e fique linda

Produto pode dar um up na sua rotina de beleza, ajudando na saúde da sua pele

Da Redação Publicado em 02/12/2018, às 08h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A acne nas costas não atinge apenas adolescentes - iStock
A acne nas costas não atinge apenas adolescentes - iStock

Tônico facial. Como o próprio nome indica, a principal função do produto é tonificar a pele do rosto.

Quando lavamos o rosto, acabamos deixando o tecido muito alcalinizado, pois o sabão possui o pH muito básico.

"Na prática, após a limpeza com o tônico, a pele ficará com o pH mais próximo de seu pH original", explica a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

Sendo assim, o tônico é fundamental na rotina diária de cuidados com a pele, já que uma pele com o pH desequilibrado é mais propensa a problemas como acne, hipersensibilidade e envelhecimento precoce.

No entanto, grande parte das pessoas pula a etapa da tonificação ou utiliza o produto incorretamente por não saberem sua real função. 
Para ajudar, tiramos as principais dúvidas sobre o assunto. Confira:

Quando e como devo usar o tônico facial? 
“O tônico facial deve ser aplicado na face e no pescoço sempre após a higienização da pele, uma ou duas vezes por dia, com o auxílio de um algodão em movimentos circulares. Além disso, os tônicos a base de água podem ser aplicados também na área dos olhos”, diz Claudia.

Por que preciso usar o tônico mesmo após ter limpado a pele? 
Apenas água e sabonete não conseguem deixá-la completamente limpa, deixando para trás impurezas que ficam acumuladas na superfície e nos poros do tecido. 

"Os tônicos limpam profundamente e removem a sujidade que persistiu no tecido cutâneo, eliminando poluentes, o próprio sabonete que foi utilizado para limpar a pele, resíduos de maquiagem e a gordura e o suor acumulados nos poros.”

Os produtos ficam mais potentes com o uso do tónico? 
“Sim, pois o fato de a pele estar completamente limpa e com os poros desobstruídos potencializará a capacidade do tecido de absorver os princípios ativos presentes nos cosméticos.”

Posso usar o tônico como demaquilante?
Não é o ideal. Na prática, o demaquilante se trata da primeira etapa dos cuidados com a pele, limpando a sujeira mais intensa e agindo superficialmente, enquanto o tônico tem como finalidade promover uma ação complementar à higiene da pele, preparando-a para receber a hidratação.

Além disso, dependendo da formulação, promove hidratação, ação anti-inflamatória, calmante e cicatrizante. Em maquiagens mais pesadas, o uso dos dois, respeitando a ordem correta, é uma boa opção.”

Como faço para escolher o tônico certo? 
“O tônico ideal para você vai depender do tipo e das necessidades de sua pele. oleosas, por exemplo, devem usar tônicos com ação adstringente, ou seja,com ação de controle da oleosidade específica para pele mista, oleosa ou acneica.

Já pessoas com a pele seca devem utilizar tônicos que não apresentem álcool em sua fórmula, para não retirarem a oleosidade natural da pele, e, de preferência, que contenham ativos que confiram hidratação ao tecido.