AnaMaria

Remédios naturais funcionam mesmo nos casos de tosse?

Mel e limão são os mais citados quando buscamos alívio para o problema

Marcela Del Nero Publicado em 21/11/2018, às 08h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

A tosse é uma irritação da mucosa da faringe e possui várias causas - Shutterstock
A tosse é uma irritação da mucosa da faringe e possui várias causas - Shutterstock

Mesmo após tomar vacina, dormir bem por sete ou oito horas todas as noite e ainda lavar as mãos com frequência, sempre existe alguma chance de qualquer um de nós contrair um resfriado. Além dos sintomas desagradáveis, sempre vem aquela tosse chata de brinde. 

De acordo com o otorrinolaringologista Fausto Nakandakari, do Hospital Sírio Libanês (SP), a tosse é uma irritação da mucosa da faringe e possui várias causas. "Basicamente, existem dois tipos de tosse: a produtiva, que consiste na saída de secreção, ou seca, sem secreção", explica. 

De forma geral, a tosse produtiva é associada a algum processo infeccioso e, neste contexto, o uso de antibiótico pode melhorar o problema. No entanto, o médico orienta que nenhum remédio ou alimentos podem “curar” a tosse seca, causada por uma alergia, por exemplo. É possível apenas aliviar os sintomas.

AnaMaria separou as principais dicas de como aliviar a tosse de maneira natural, mostrando o que realmente funciona. Confira!

MEL E SUCO DE LIMÃO
Segundo Fausto, usar o mel sozinho ou associado a outro tipo de alimento realmente ajuda a limpar a secreção, promovendo alívio dos sintomas da tosse. O médico nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), explica que isso funciona porque o mel possui uma textura viscosa, que acalma as mucosas irritadas pela tosse.

“Mas vale lembrar que ele tem quase a mesma quantidade de calorias do açúcar, portanto, deve ser consumido com moderação”, explica.

ABACAXI
Segundo Durval, a fruta é fonte de vitamina C, que ajuda o sistema de defesa do corpo. Além disso, possui uma enzima chamada bromelina, cujas funções anti-inflamatórias ajudam a diminuir o inchaço e as secreções das vias respiratórias.

SOPAS
Alimentos quentes costumam funcionar na hora de acalmar a tosse. Vale investir em sopas, como a famosa canja de galinha, que ajuda a aliviar os sintomas de gripes e resfriados. Além de esquentar e ser de fácil digestão, a receita contém cistina, um aminoácido que afina o muco.

CHÁS
Hortelã e gengibre são exemplos de infusões que realmente auxiliam no tratamento da tosse. Já os chás pretos ou mate não são tão indicados, pois contém altas doses de cafeína, o que pode irritar ainda mais a mucosa através do refluxo gastroesofágico. A canela e o cravo da índia também são opções viáveis, por conta de seus efeitos bactericidas.

INALAÇÃO E UMIDIFICADOR
O uso de aparelhos do tipo realmente ajuda a melhorar a respiração, pois conseguem umidificar todo o trato respiratório, tornando o ato de respirar bem mais fácil. No caso do inalador, use soro fisiológico e sinto o alívio

EVITE
Caso a sua garganta já esteja irritada --depois de tanto cof cof--, o conselho é evitar que alimentos gelados ou bebidas alcoólicas, pois isso pode deixar a garganta inflamada ainda mais irritada. E é tudo o que a gente menos quer, não?