AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Sabia que bruxismo tem a ver com saúde mental? Veja como identificar

Condição, que pode estar relacionado ao estresse do paciente, causa problemas dentários

Ana Luiza Xavier, com supervisão de Vivian Ortiz Publicado em 26/02/2021, às 08h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lucas Lucco revela sofrer de bruxismo. Saiba como identificar! - Divulgação / Instagram/@lucaslucco
Lucas Lucco revela sofrer de bruxismo. Saiba como identificar! - Divulgação / Instagram/@lucaslucco

Lucas Lucco usou seu Stories do Instagram, recentemente, para revelar aos fãs um problema pessoal. O cantor mostrou os dentes, que estavam desgastados e quebrados na ponta, explicando que sofre de bruxismo.

Trata-se de uma condição que pode prejudicar desde crianças até idosos ao fazer que, por diversos motivos, a pessoa aperte ou ranja os dentes enquanto dorme ou mesmo acordada. Esse movimento involuntário pode ocasionar sintomas como dores de cabeça, na mandíbula, no pescoço e também o desgaste nos dentes, como no caso do cantor. 

Lucco ainda revelou aos seguidores que o isolamento social, devido à pandemia da Covid-19, pode ter sido um dos fatores para piorar seu problema, por conta do estresse.

AnaMaria Digital foi atrás das dentistas Ana Paula Quinteiro e Cláudia Gussem. Ambas ressaltaram que existe, sim, uma relação próxima entre bruxismo e saúde mental.

Estudos atuais, ressalta Cláudia, apontam ainda que o número de pessoas com o problema aumentou entre jovens e crianças. “Muito por causa de seus estilos de vida cada vez mais atribulados, com inúmeras cobranças", diz.

ACORDADO OU DORMINDO

São basicamente dois tipos de bruxismo, sendo que um deles pode estar diretamente relacionado ao estado emocional da pessoa. “O de vigília [quando a pessoa está acordada] é mais relacionado ao estresse, ansiedade ou uso de medicações”, explica Ana Paula.

Já o outro é o bruxismo noturno, que está relacionado a um tipo específico de distúrbio de movimento que ocorre durante o sono. A especialista ressalta que reduzir o estresse e gerenciar a ansiedade podem reduzir o sintoma. No entanto, e infelizmente, nem sempre a condição pode ser prevenida, mas sim tratada.

E COMO FUNCIONA O TRATAMENTO?

Cláudia Gussem afirma que o tratamento dessa condição é "multifatorial". Isso quer dizer que o processo pode envolver vários profissionais de diferentes áreas, dependendo da causa associada ao transtorno. 

O objetivo principal é reduzir as dores e evitar danos permanentes aos dentes ou ossos da face. "Os recursos mais indicados para o tratamento são as placas interoclusais flexíveis de silicone ou as placas rígidas de acrílico", explica Cláudia.

Ela se refere àqueles aparelhos transparentes que encaixam-se nos dentes, e lembram os usados por boxeadores durante as lutas, mas com adaptações. “Isso ajuda a restringir os movimentos dos músculos mastigatórios, reduzindo o atrito que provoca o desgaste e o abalo dos dentes."

De acordo com a especialista, em casos mais extremos, os dentistas recomendam o uso de medicamentos anti-inflamatórios e relaxantes musculares. "Além disso, é importante sugerir formas de reduzir o estresse, como a prática frequente de exercícios físicos, meditação, ioga, acupuntura, massagens, técnicas de relaxamento respiratório, entre outras atividades", avalia.

COMO SABER SE TENHO BRUXISMO?

Existem diversas razões físicas ou psicológicas que podem gerar o problema, tais como ansiedade, estresse e frustrações. Segundo Ana Paula Quinteiro, uma forma de diagnosticar o bruxismo, ou ATM, é bem simples: acordar seu parceiro durante a noite por conta do barulho feito ao bater os dentes. Além disso, quando desperta, a pessoa com bruxismo tende a ranger os dentes ou apertá-los. 

Isso também pode surgir em momentos de estresse ou quando se concentram em algo, contraindo a mandíbula. “Ou seja: é bom ficar atento a esta tensão naquelas horas em que você se percebe mais ansioso ou focado em alguma atividade", sugere.

Com relação à saúde bucal, além dos desgastes dentários, como no caso do cantor, a condição pode acarretar sensibilidade, amolecimento dos dentes e lesões na gengiva. Assim, o ideal é procurar um dentista assim que perceber algo estranho.