AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Saiba como cuidar do corpo e mente usando apenas 15 minutos do seu dia

Confira uma lista de atividades que podem ser feitas em pouco tempo

Karla Precioso Publicado em 07/09/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ler é uma das opções - Engin Akyurt/Pixabay
Ler é uma das opções - Engin Akyurt/Pixabay

Em um intervalo de tempo relativamente curto, é possível se desconectar do ritmo frenético do dia a dia e praticar uma série de atividades para ganhar mais qualidade de vida ou aprender algo novo. Com a ajuda da internet, isso fica fácil. Confira as sugestões!

ENTRE EM FORMA
Pesquisa publicada pelo Jornal da Associação Médica Americana afirma que 15 minutos de exercícios diários são suficientes para conquistar um corpo saudável e reduzir o risco de mortes prematuras. 

Dica: para quem adia o início de uma atividade física por falta de tempo ou por não gostar de academias, existem plataformas e aplicativos para se exercitar sem sair de casa, como o Queima Diária. A plataforma, com acesso via aplicativo (iOS e Android), computador, celular, tablet ou Smart TV, possui mais de 450 videoaulas de cerca 15 minutos cada. O usuário pode escolher entre 40 programas, que vão do funcional ao cardio, da ioga ao pilates, do hiit (Treino Intervalado de Alta Intensidade) à dança.

MEDITE E BUSQUE EQUILÍBRIO
As pessoas estão cada vez mais deprimidas e ansiosas. Quem afirma isso é um relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde). Segundo os dados, 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão e 9,3% têm ansiedade. 

Considerada uma atividade milenar, a meditação é uma prática bastante utilizada por quem busca uma vida mais tranquila e, consequentemente, o equilíbrio para a resolução de problemas da rotina.

Dica: atualmente, é possível encontrar uma série de vídeos de meditação em canais do YouTube, além de aplicativos, pagos ou gratuitos, como o Headspace, Medite.se e Calm.

APRENDA UM NOVO IDIOMA
Apenas 5% dos brasileiros conseguem se comunicar em inglês, segundo o British Council. Aprender ou aprimorar conhecimentos na língua mais falada no mundo é algo que se torna fácil quando se tem constância no aprendizado. Dedicar-se ao menos 15 minutos por dia é uma forma de incluir o idioma no cotidiano e manter o aprendizado vivo. 

Dica: dá para contratar aulas à distância, pesquisando professores em sites como o Superprof e o Professores de Plantão. Outra ideia é frequentar grupos de ensino no Facebook. Basta uma busca rápida dentro da rede social com o termo “aprender inglês” para ter acesso a dezenas de grupos. A mesma pesquisa vale para o YouTube, sendo que a plataforma de vídeos possui um vasto conteúdo de aulas gratuitas.

COCHILAR PARA TER MAIS PIQUE
Na contramão do pensamento de que a soneca diurna é sinal de preguiça, estudos comprovam que tirar um cochilo após o almoço traz benefícios significantes para a saúde, como o fortalecimento da memória e da capacidade de aprendizagem. Isso aumenta o rendimento nos estudos, trabalho ou qualquer outra atividade. 

Dica: aplicativos ajudam a não perder a hora, como o Sleep As Android. Basta definir o horário, manter o celular próximo ao corpo e o app desperta a pessoa suavemente. Outro aplicativo campeão é o Sleep Better With Runtastic que, além da função de despertar levemente, também monitora a qualidade do sono. 

LEITURA EM DIA
A leitura estimula as conexões neurais, melhora o aprendizado de linguagens, exercita a criatividade e ainda previne doenças como o Alzheimer. Dedicar no mínimo 15 minutos por dia para ler um livro ou sites de notícias traz benefícios para a mente, permite a imersão em temas que podem estimular a criatividade ou mesmo deixar a pessoa bem informada. 

Dica: quem não quer carregar livros e revistas, pode apostar em dispositivos como o Kindle, que garante uma leitura confortável em tablets e smartphones. Outra dica são as versões digitalizadas de revistas e jornais.