AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Saúde bucal

Saiba como manter a saúde bucal em dia pode evitar doenças graves

Especialista afirma que higiene bucal vai além de cuidar do sorriso

Da Redação Publicado em 26/10/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira 5 dicas para evitar preocupações quando o assunto é saúde bucal - Diana Polekhina/ Unsplash
Confira 5 dicas para evitar preocupações quando o assunto é saúde bucal - Diana Polekhina/ Unsplash

Você sabia que escovar os dentes da forma correta garante não só um sorriso branquinho, mas previne vários riscos graves? Cuidar da saúde bucal é um hábito essencial que evita preocupações como doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC) e até pode ajudar a prevenir doenças virais como a covid-19. 

Tendo em vista que precisamos dedicar-nos à nossa rotina de higiene bucal, a Revista AnaMaria Digital reuniu cinco dicas do dentista ReginaldoJúnior, para que não haja erros e riscos na hora de cuidar da saúde da sua boca.

BOCHECHO

O especialista garante que uma boa forma de se livrar de bactérias é fazer um bochecho no final da escovação e – embora beber água seja algo quase automático após escovar os dentes – esperar 20 minutos para consumir o líquido. 

”Dessa forma o paciente terá maior contato com o flúor na boca e ficará mais protegido, evitando a proliferação de bactérias", afirma Reginaldo.

 LÍNGUA

O dentista aponta que é extremamente importante criar o hábito de escovar a língua. Segundo ele, isso é indispensável para evitar o acúmulo de sujeiras e resíduos, além de também não deixar com que as bactérias se disseminem.

MATERIAIS

Reginaldo ainda destaca que não podemos usar qualquer escova de dentes. Na opinião do especialista, a escolha é fundamental e a melhor é aquela com cerdas macias. 

“Ela é boa para evitar o desgaste dos elementos dentários e problemas de trauma gengival”, explica.

LESÕES

É importante prestar atenção aos detalhes que podemos enxergar na nossa boca. Segundo o dentista, qualquer lesão, mancha, placa esbranquiçada ou machucado deve ser avaliado por um profissional.

“Você observa a sua boca? Observe sempre se existem alterações na língua, no céu da boca, nas gengivas e bochechas", destaca o médico.

CONSULTAS

O profissional acrescenta que é importante manter um acompanhamento médico, de forma que você visite seu dentista de seis em seis meses. “O dentista precisa ser visto como uma figura de prevenção e não somente para recuperação de danos", afirma.