Saiba como manter a saúde bucal em dia pode evitar doenças graves

Especialista afirma que higiene bucal vai além de cuidar do sorriso

Da Redação Publicado terça 26 outubro, 2021

Especialista afirma que higiene bucal vai além de cuidar do sorriso
Confira 5 dicas para evitar preocupações quando o assunto é saúde bucal - Diana Polekhina/ Unsplash

Você sabia que escovar os dentes da forma correta garante não só um sorriso branquinho, mas previne vários riscos graves? Cuidar da saúde bucal é um hábito essencial que evita preocupações como doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC) e até pode ajudar a prevenir doenças virais como a covid-19. 

Tendo em vista que precisamos dedicar-nos à nossa rotina de higiene bucal, a Revista AnaMaria Digital reuniu cinco dicas do dentista Reginaldo Júnior, para que não haja erros e riscos na hora de cuidar da saúde da sua boca.
 
BOCHECHO

O especialista garante que uma boa forma de se livrar de bactérias é fazer um bochecho no final da escovação e – embora beber água seja algo quase automático após escovar os dentes – esperar 20 minutos para consumir o líquido. 

”Dessa forma o paciente terá maior contato com o flúor na boca e ficará mais protegido, evitando a proliferação de bactérias", afirma Reginaldo.

 LÍNGUA

O dentista aponta que é extremamente importante criar o hábito de escovar a língua. Segundo ele, isso é indispensável para evitar o acúmulo de sujeiras e resíduos, além de também não deixar com que as bactérias se disseminem.

MATERIAIS

Reginaldo ainda destaca que não podemos usar qualquer escova de dentes. Na opinião do especialista, a escolha é fundamental e a melhor é aquela com cerdas macias. 

“Ela é boa para evitar o desgaste dos elementos dentários e problemas de trauma gengival”, explica.

LESÕES

É importante prestar atenção aos detalhes que podemos enxergar na nossa boca. Segundo o dentista, qualquer lesão, mancha, placa esbranquiçada ou machucado deve ser avaliado por um profissional.

“Você observa a sua boca? Observe sempre se existem alterações na língua, no céu da boca, nas gengivas e bochechas", destaca o médico.

CONSULTAS

O profissional acrescenta que é importante manter um acompanhamento médico, de forma que você visite seu dentista de seis em seis meses. “O dentista precisa ser visto como uma figura de prevenção e não somente para recuperação de danos", afirma.

Último acesso: 05 Dec 2021 - 11:58:00 (1151488).