AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Saiba como prevenir danos na coluna ao se andar de bicicleta

Cinco cuidados que você deve ter na hora de andar de bicicleta

Da Redação Publicado em 05/05/2022, às 16h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Especialista afirma que muitos problemas na coluna estão relacionados a postura do ciclista - Unsplash/ Murillo de Paula
Especialista afirma que muitos problemas na coluna estão relacionados a postura do ciclista - Unsplash/ Murillo de Paula

Não é segredo pra ninguém que andar de bicicleta é uma atividade física que faz muito bem, além de ser um meio de transporte barato e sustentável. Contudo, se a bike for usada de forma errada, graves danos para a coluna podem acabar aparecendo.

À AnaMaria Digital, o fisioterapeuta Bernardo Sampaio explica que ao andar de bicicleta a atenção à postura deve ser redobrada.

“Um dos meus mantras mais sagrados quando converso com meus pacientes que são praticantes de ciclismo ou pessoas que gostam de andar de bicicleta no final de semana, é mostrar o quanto é importante ficar atento à postura, uso do equipamento e fortalecimento dos músculos para evitar problemas na coluna”, afirma.

Andar de bike pode causar lesões no corpo, assim como qualquer outro exercício físico realizado de maneira errada. Segundo o fisioterapeuta, embora seja uma prática super popular e simples, o relato de queixas de dores lombares é muito grande. Outros problemas também podem ser frequentes na vida de quem costuma pedalar, afetando a coluna dorsal, torácica e cervical.

Independente da região, a maioria dos danos na coluna costumam ser provocados pelo estresse mecânico local, ou seja, causadas pelo esforço contínuo e contratura muscular, principalmente do músculo quadrado lombar.

Para te preparar e conscientizar, o especialista listou algumas dicas para lá de importantes para levar em conta na hora da pedalada.

Exercícios de fortalecimento: Na preparação para andar de bicicleta, o maior cuidado deve ser dado para o fortalecimento da musculatura da coxa, panturrilha e principalmente do abdômen e musculatura do tronco em geral.

Postura: A postura é uma das partes mais importantes nessa atividade, o praticante deve se atentar a diversos detalhes com relação à postura.

Alongamento: O alongamento também deve ser realizado antes de andar de bicicleta, uma atividade leve para relaxar a musculatura é bem viável, mas não substitui um aquecimento. E um alongamento após a atividade é muito recomendado também. 

Equipamentos adequados: A única maneira de evitar efeitos negativos é utilizar de forma adequada os equipamentos, sejam indicados por um profissional de acordo com o perfil e necessidade de cada indivíduo. Entre as recomendações mais universais, encontra-se o uso de capacete e joelheira, além da escolha de um bom tênis para esta finalidade.

Buscar um especialista: Buscar a orientação de um médico ou fisioterapeuta é essencial antes de dar início a qualquer atividade física. Levando em consideração as características individuais do paciente, o especialista poderá guiá-lo no trabalho dos músculos e na recomendação de intensidade dos exercícios, além de trabalhar de uma forma preventiva.