AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Saudável de dentro pra fora

Não descuide da higiene e vá ao ginecologista com regularidade. A falta de atenção pode levar a doenças sérias como HPV e câncer de colo de útero

Júlia Arbex Publicado em 25/08/2016, às 16h40 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saudável de dentro pra fora - Istock
Saudável de dentro pra fora - Istock
O básico

Muita gente não sabe higienizar a região íntima. Pra não eliminar a proteção natural, a limpeza deve concentrar-se na região da vulva – parte externa do órgão genital. Durante a menstruação, troque o absorvente a cada quatro horas.


Melhor amigo

A primeira consulta com o ginecologista deve ser antes da primeira relação sexual. Nessa conversa, o médico irá orientar a mulher sobre métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis. Fora isso, ir frequentemente ao especialista ajuda a prevenir coisas sérias.


Incômodos mais comuns

❱❱ SECREÇÃO
O corrimento vaginal normal é branco, leitoso ou transparente; espesso e com odor fraco. Já aquele que preocupa tem cheiro forte, um aspecto amarelo turvo ou esverdeado e vem acompanhado de ardência, dor e coceira. Neste caso, procure logo um médico.

❱❱ DOR AO URINAR
Vá ao médico assim que sentir dor, ardência ou qualquer desconforto para urinar. Vale lembrar que beber bastante líquido, fazer xixi na hora de dormir e após o sexo, não segurar a urina por muito tempo e ter uma boa higiene diminuem as chances de infecção.

❱❱ CHEIRO FORTE
É normal a mulher sentir um odor mais forte vindo da vagina em alguns dias. Isso ocorre porque a região íntima produz substâncias como suor, gordura e secreções, que exalam odor. No entanto, se o cheiro estiver muito diferente pode ser sinal de que algo não vai bem, como infecção por bactérias ou vírus e até câncer de colo uterino.

❱❱ SANGRAMENTO
Se for fora do período menstrual, pode ser o chamado sangramento de escape, que surge entre os ciclos e dura uns dois dias. Ocorre devido a alterações hormonais, estresse e ingestão de medicamentos. De qualquer forma, fale com o seu médico.

❱❱ COCEIRA
Sabão, amaciantes, lubrificantes, cremes e espermicidas podem dar alergia em algumas pessoas. Além disso, candidíase também
costuma dar coceira.


Doenças mais comuns

❱❱ HPV: aqui, o contágio ocorre por contato direto. O tratamento varia e a prevenção consiste, principalmente, no uso da camisinha e na realização de exames anuais. Além disso, também já existe vacina. Se não tratado, pode evoluir para câncer de colo de útero.

❱❱ CÂNCER DE COLO DE ÚTERO: a doença não tem sintoma, por isso o melhor jeito de prevenir ou diagnosticar cedo é fazendo o Papanicolau todo ano. Em estágio avançado, a mulher pode sentir dores na região pélvica e até ter sangramento durante o sexo.

❱❱ CÂNCER DE ENDOMÉTRIO: comum em mulheres após os 45 anos, caracteriza-se por sangramento na pós-menopausa.

❱❱ CÂNCER DE OVÁRIO: a doença é difícil de ser diagnosticada na fase inicial, pois quase não há sintomas, mas dor abdominal e desconforto digestivo podem surgir.

❱❱ CÂNCER DE VULVA: o tumor pode ser observado pelo inchaço, vermelhidão e ferida nos grandes lábios, clitóris e períneo. Coceira, dor ao urinar, queimação e sangramento local também merecem atenção.

❱❱ CÂNCER DE VAGINA: o diagnóstico é realizado por biópsia. O ginecologista raspa o tecido da superfície no interior da vagina para realizar o exame.


Você sabia?

1 Absorvente diário e roupas muito justas sobem a temperatura da região vaginal, aumentando a quantidade de fungos e
bactérias. Isso pode até provocar corrimento.

2 Limpe sempre na direção da vulva para o ânus, ou seja, da frente para trás, e nunca ao contrário.

3 Excesso de duchas vaginais aumenta o risco de infecções. O banho basta, viu?

4 Evite o uso de cremes, perfumes e talcos. Eles podem irritar a região.

5 Prefira sabonetes de pH neutro, pois se aproxima melhor do pH da região íntima.