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Saúde da mulher: separamos 5 dicas práticas para você nunca deixar de se cuidar

Mesmo em meio à pandemia e ao isolamento social, é importante manter-se saudável

*Bianca Vilela, colunista de AnaMaria Publicado em 18/03/2021, às 08h00

Má gestão do tempo causa estresse, que aumenta a produção do hormônio cortisol - janeb13/Pixabay
Má gestão do tempo causa estresse, que aumenta a produção do hormônio cortisol - janeb13/Pixabay

Fala pessoal da AnaMaria! Um ano se passou e, infelizmente, nos encontramos no auge da pandemia da Covid-19. Por conta deste problema mundial tão sério, sei que muitas mulheres chegaram ao pico do esgotamento.

Isso porque, juntamente com o isolamento social, muitas de nós acabamos acumulando trabalho. A jornada, que muitas vezes já era dupla, parece que virou uma coisa só, deixando todo mundo meio doente.

Este texto tem o intuito de fazer você olhar um pouquinho para si mesma. Pode ser difícil, mas estamos juntas nessa. Hoje, trouxe 5 dicas de cuidado para a saúde da mulher. Prometo que não vai ser nada muito complicado, certo?

1) COMA MELHOR E DEIXE O SEDENTARISMO DE LADO
Já falamos inúmeras vezes do risco do sobrepeso e da obesidade à saúde, mas sempre vale a pena reforçar os malefícios do sedentarismo. Várias pesquisas já confirmaram que o excesso de peso está relacionado a diversas doenças metabólicas, como diabetes e hipertensão. 

Assim, praticar atividade física e alimentar-se de maneira mais consciente deve estar na sua lista de tarefas, ok? Tem mais uma coisa: antes da pandemia, nós já nos movimentávamos pouco. Agora, que estamos limitadas às nossas casas ou apartamentos, nos movemos menos ainda. Ou seja, a situação piorou.

Minha dica: pule corda alguns minutos por dia, caminhe ou corra na esteira, pedale um pouco ou busque aulas disponíveis na internet (existem inúmeros treinos no YouTube que foram pensados para fazer em casa e que são gratuitos, inclusive). Só não fique parada!

2) ESTEJA BEM COM VOCÊ MESMA E SEJA A SUA MELHOR VERSÃO
Veja bem: não estou falando para buscar dietas radicais ou ficar se comparando a outras pessoas. Sugiro apenas que ame e respeite o seu corpo, cultivando hábitos que vão fazer bem a ele.

No começo pode ser difícil, mas, aos poucos, vai se tornando mais fácil e natural. Tenha em mente que esse é um processo de disciplina e constância. Conforme for exercitando essa disciplina, ficará muito mais fácil arranjar tempo para treinar e fazer escolhas mais saudáveis.

3) MENOS TELAS E TECNOLOGIA
Agora que trabalhamos em casa, muitas vezes, ultrapassamos a nossa jornada habitual de trabalho e ficamos mais tempo em frente às telas. Esse descuido é extremamente prejudicial, já que nos deixa menos ativa e ainda impacta, diretamente, nossa coluna e articulações.

Faça exercícios compensatórios, aposte em alongamentos, tenha algumas pausas ao longo do dia para se movimentar e não fique mais tempo do que o necessário em frente ao computador ou celular. Aposto que você ainda vai me agradecer por essa dica um dia, viu!

4) VAI FAZER XIXI, MENINA!
Quantas vezes você sente vontade de fazer xixi, mas decide esperar até o final de uma tarefa para ir ao banheiro? Aí acontece uma reunião em cima da hora, depois outro trabalho e, quando vai ver, já passaram horas e você está super apertada. Não é assim? Eu sei, mas é preciso evitar que isso aconteça!

Vamos pensar em uma bexiga de festa: quando você enche e depois a esvazia, ela não fica flácida e enrugada. A mesma coisa acontece com a nossa bexiga. Só que, em nós, essas “ruguinhas” são pequenos canais onde a urina pode se acumular, ficar velha e, então, facilitar a proliferação de bactérias, causando a infecção urinária.

A melhor forma de prevenir isso? Indo ao banheiro sempre que tiver vontade!

5) FAÇA UMA BOA GESTÃO DO TEMPO
Muitas vezes as pessoas ficam 10, 11 horas em frente ao computador trabalhando, mas, na verdade, não estão mais produzindo, porque a atenção está em outro lugar ou situação.

Essa má gestão do tempo causa estresse, que aumenta a produção do hormônio cortisol. Ele, por sua vez, favorece o acúmulo de gordura abdominal (visceral) e a perda de massa muscular. Ou seja: perdemos na saúde física e mental.

Por isso, quando estiver trabalhando, esteja 100% focada na tarefa. Encerre o expediente e, então, aproveite o resto do dia e da noite para as outras tarefas da sua vida.

Lembre-se ainda que o sono é tão importante quanto a prática de exercícios físicos e a boa alimentação. Afinal, ele atua na recuperação muscular, consolidação da memória e no bom funcionamento do sistema imunológico. Por fim, se você dorme bem, acorda mais disposta e produtiva no dia seguinte, criando um ciclo super positivo. 

*BIANCA VILELA é mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial

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