AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Sedentarismo na quarentena: veja dicas de exercícios e objetos para treinar sem sair de casa

Personal trainer fala sobre a importância de não entrar no sedentarismo e da necessidade de treinar em confinamento

Da Redação Publicado em 14/04/2021, às 09h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Flexão de braços e polichinelos são exercícios completos - Divulgação
Flexão de braços e polichinelos são exercícios completos - Divulgação

Desde o fim de 2019, o mundo foi pego por uma assustadora pandemia. O fator trouxe à tona cada vez mais a busca pela saúde física e métodos de fortalecimento do organismo, no momento em que muitas pessoas reduziram a prática devido à quarentena. A OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou que a prática de exercícios é fundamental para prevenir e ajudar a controlar doenças cardíacas, diabetes do tipo 2 e até câncer.

A personal trainer Rapha Brazilian explica à AnaMaria Digital a importância da prática de exercícios físicos durante a quarentena, dentro de casa; além dos riscos, cuidados que precisamos ter e dicas. 

“Mesmo isolados, devemos cuidar da nossa saúde, movimentar o nosso corpo, cuidar da mente e não ficar só consumindo calorias vazias! Muitas pessoas ainda tem dúvidas se isso é possível dentro de casa, principalmente aquelas que nunca praticaram nenhum tipo de atividade física”, explica a treinadora.

Ela ainda indica os principais exercícios de fazer em casa, além de objetos caseiros que podem nos auxiliar: "Alguns exercícios seguros e fáceis de fazer em casa para quem está começando é o polichinelo, ótimo para elevar a frequência cardíaca, usando do início dos treinos para aquecer a musculatura e as articulações, além de trabalhar a coordenação motora porque envolve movimentos dos braços e pernas em um único exercício”.

“Sentar e levantar da cadeira é um ótimo exercício para fortalecer a parte inferior do corpo, além de ganhar mobilidade no quadril e fortalecer tendões e ligamentos. Agachar na cadeira ficou fácil? Tente fazer o mesmo movimento mas com uma perna só”, indica.

SUPERIORES

“Para a parte superior do corpo, Brazilian indica a flexão de braço. Feito da forma correta, fortalece o peitoral, tríceps, ombros, abdômen e lombar. Outro exercício bem completo é o escalador. Além de fortalecer toda a região do core, melhora o sistema cardiovascular e o equilíbrio”, indica.

Para algumas pessoas que já praticavam atividade física, exercícios como sentar e levantar da cadeira podem parecer fáceis, e é difícil para outras comprar equipamentos de academia, mas isso pode ser resolvido com um pouco de imaginação. 

“Halteres podem ser substituídos por garrafas plásticas com grãos de feijão dentro, uma barra livre pode ser substituída por uma mochila com livros dentro. Isso tudo você encontra dentro da sua própria casa”, aponta.

Rapha finaliza dando um conselho-chave para todos e garante: "As pessoas começaram a entender que saúde não é só ter um corpo aparentemente magro ou definido, e aquela busca por um corpo perfeito deixou de ser prioridade”.

“Cuidar da saúde é importante para combater doenças, se alimentar bem, praticar exercícios e cuidar da saúde mental. A minha dica para quem está desmotivado em treinar sozinho em casa é fazer parte de uma comunidade de pessoas que se juntam para treinar por vídeo ao vivo com profissionais que estejam ali para te motivar. A sensação é de estar em uma academia com bastante movimento, vendo pessoas treinando juntas, se motivando e fazendo novos amigos só que de uma forma inovadora, cada um dentro da sua casa, respeitando as normas de segurança para prevenção da COVID”, finaliza.