AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Chocolates de Páscoa

Semana de Páscoa: conheça os principais benefícios do chocolate

''30g de chocolate por dia fazem bem à saúde'', garante nutricionista

Da Redação Publicado em 12/04/2022, às 17h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Especialista explica que os benefícios do chocolate dependem da quantidade de cacau presente no chocolate - Pixabay/Congerdesign
Especialista explica que os benefícios do chocolate dependem da quantidade de cacau presente no chocolate - Pixabay/Congerdesign

Não podemos negar que quando o assunto é Páscoa, uma das primeiras coisas que vem à nossa mente são os deliciosos tipos de ovo de chocolate que podemos dar e ganhar. Pensando nisso, muitas preocupações surgem sobre o excesso de doce e os problemas de saúde que os doces podem gerar. Contudo, não se preocupe!

Acontece que a nutricionista Monik Cabral conversou com AnaMaria Digital sobre os benefícios que o chocolate pode trazer para nós.

“Os principais nutrientes existentes dentro do grão de cacau são: gorduras, carboidratos, proteínas, fibras e minerais. Mas o que o torna realmente benéfico para a nossa saúde são seus princípios bioativos, como os polifenóis”, explica.

A especialista também garante que chocolate faz bem à saúde desde que a quantidade consumida seja moderada, então, vamos com calma com nossos presentes da Páscoa, hein. "Para quem gosta de consumir chocolate todos os dias, uma quantidade boa seria de 2 à 3 quadradinhos, que equivalem mais ou menos a 30g", pontua.

BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE

A especialista explica que os benefícios do chocolate dependem da quantidade de cacau presente no chocolate: quanto mais cacau, melhor.

À AnaMaria Digital, Monik indica alguns desses benefícios que 30g de chocolate meio amargo podem trazer.

1 - Ajuda a diminuir o apetite.

O cacau em si é termogênico, então ele ajuda na ativação do metabolismo. Lembrando que o chocolate não pode ter muito carboidrato, e sim cacau.

2- Aumenta a sensação de bem estar.

Ele ajuda a aumentar a secreção dos neurotransmissores ligados ao bem estar e prazer.

3- Ajuda a controlar a pressão arterial.

Contendo dois antioxidantes que regulam enzimas que podem aumentar a pressão arterial, ajudam também na vasodilatação, aumentando o fluxo sanguíneo.

4- Melhora os níveis de colesterol e protege o coração.

O Cacau consegue diminuir o LDL [colesterol ruim] e aumentar o HDL [colesterol bom], com isso protege o coração, pois evita a formação de placas de aterosclerose. Isso porque o cacau tem efeitos antioxidantes e cardioprotetores.