AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Tanquinho dos sonhos

Separamos 5 dicas para você conquistar a barriga chapada mesmo ficando em casa

A ideia é que você saiba o que fazer para ter o ''tanquinho dos sonhos’’

Da Redação Publicado em 02/04/2020, às 13h00 - Atualizado em 26/03/2021, às 16h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba como conquistar a barriga dos sonhos mesmo em casa - Pixabay
Saiba como conquistar a barriga dos sonhos mesmo em casa - Pixabay

Ter um abdômen definido é o foco de muitas pessoas.  Para tornar essa missão possível, AnaMaria Digital conversou com a educadora Lana Pessoa, também especialista em saúde da mulher pela Universidade de São Paulo (USP) e criadora do programa Missão Barriga Chapada.

Juntos, separamos 5 dicas perfeitas. Confira!

1 -   GANHE O JOGO DO DIA
O passo mais difícil para conquistar a barriga chapada é cuidar da alimentação. Por isso, fuja de dietas restritivas, que até funcionam a curto prazo, mas o corpo não tem tempo de absorver o novo hábito de forma tão rápida, o que resulta no frustrante efeito sanfona.

“O ideal é que a mudança de comportamento com a comida seja feita de maneira progressiva, sem desespero, para que o cérebro tenha tempo de se adaptar e absorver de uma vez por todas o novo estilo de vida”, indica Lana. A especialista ainda compara a relação com os alimentos com uma partida de futebol. 

“Para ganhar o jogo é necessário fazer um gol a mais do que o adversário, porque se fizer o mesmo número de gols o jogo empata, correto? Com a comida é a mesma coisa. Você pode até errar e deixar com que o seu oponente (neste caso, os furos nas dietas) pontue, mas será necessário se esforçar para fazer pelo menos um gol a mais no placar dos bons hábitos e garantir a vitória no final do dia”, exemplifica. 

2 – FEITO É MELHOR QUE PERFEITO
É muito comum acreditar que, para ter a barriga sarada, são necessárias longas horas na academia.  Lana explica que, para conquistar o abdômen e um corpo saudável duradouro, é importante iniciar com pequenas mudanças e metas realistas. “Comece fazendo, ao menos, sete minutos de exercícios diários com intensidade”, indica a especialista.

Ela ainda reforça a importância de desenvolver a consciência de que falhar nos treinos ou na dieta fará parte do processo. “Haverá aquele dia em que você não vai conseguir fazer exercícios ou vai se render a uma guloseima e tudo bem!

 O importante é não desistir na primeira queda e saber retomar o foco, com consciência e saúde”, explica. Para esses momentos em que a vontade de “jacar” bater, a treinadora indica fazer a análise do “Só vale se for 10”. “Coma apenas se o sabor for nota 10, afinal, não vale a pena engordar por aquele doce que, muitas vezes, merece um 7 ou 8”. 

3 – USE A TECNOLOGIA AO SEU FAVOR
Uma das principais queixas na hora de conquistar o corpo desejado é a falta de tempo. Agora, porém, existe outro grande obstáculo: a preocupação de frequentar a academia e se expor ao coronavírus. 

“Temos a possibilidade de fazer exercícios em qualquer lugar, com a ajuda online de profissionais muito qualificados. No começo pode ser difícil, mas dia após dia o bem-estar físico e mental vai tomando conta do corpo”, estimula a educadora física.

Também evite perguntar a si mesmo se vai treinar ou não. Afinal, a nossa mente sempre vai responder que está com preguiça ou inventar uma desculpa. “A minha dica é: Não pense, põe a roupa e vai!  Exatamente como fazemos muitas vezes para ir trabalhar ou ir para faculdade”, completa.

4 – SEM ILUSÕES
Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, os exercícios localizados para o abdômen não tiram a gordura. Lana Pessoa explica que, para obter uma barriga definida, é primordial combinar os treinos localizados com aeróbios para potencializar a queima de gordura do corpo como um todo, inclusive na barriga.

“Não temos o poder de escolher de onde vamos tirar a gordura. Fazer exercícios para os braços não queima a gordura dos braços, o mesmo acontece com os abdominais”, afirma a especialista. Segundo ela, o segredo está em incorporar treinos no estilo Hiit. 

“São exercícios de alta intensidade com pequenos intervalos de descanso, somados a variações de abdominais. Esse tipo de treinamento promove a queima de gordura ao mesmo tempo em que fortalece a musculatura da região”, explica.

Para os iniciantes a especialista indica um treino de 10 minutos, em que um minuto seja para fazer as tradicionais abdominais e o outro um minuto seja dedicado para simular uma corrida ou polichinelos. “É um treino simples, mas poderoso e rápido para modelar a cintura”, afirma a treinadora.

5 – XIXI + AGACHAMENTO + ÁGUA
“Apenas com o uso do peso do próprio corpo é possível perder gordura e fortalecer a musculatura abdominal”, afirma Lana. Uma das estratégias indicadas pela personal é incluir ao longo do dia tarefas que sejam simples de serem executadas e que gerem alto gasto calórico, ajudando a desinchar.

 “Após o xixi, faça 10 agachamentos e, na sequência, beba um copão de água. Assim, sem perceber, você gastará calorias ao mesmo tempo que evita a retenção de líquidos, sem contar que seu bumbum também vai agradecer”, afirma.

Uma outra atividade indicada é fazer de 15 a 30 abdominais já ao acordar. A especialista garante que é uma ótima forma de despertar o corpo, fortalecer a região abdominal, além de evitar apertar o botão “soneca” do despertador. Segundo Lana Pessoa, colocando em prática estratégias simples como as exemplificadas, o jeans ficará mais soltinho na cintura e a barriga tão sonhada vai se tornar real.