AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / INTERNADO NA UTI

Sérgio Mamberti é internado com pneumonia bacteriana e culpa mudança de tempo

Especialista explica o motivo de, no inverno, as pessoas estarem mais suscetíveis à doença

Ana Luiza Xavier, com supervisão de Vivian Ortiz Publicado em 23/07/2021, às 17h15 - Atualizado às 17h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sérgio Mamberti é famoso pelo seu papel inesquecível em 'Castelo Rá-Tim-Bum': Dr. Victor - Instagram/@sergiomamberti
Sérgio Mamberti é famoso pelo seu papel inesquecível em 'Castelo Rá-Tim-Bum': Dr. Victor - Instagram/@sergiomamberti

Sérgio Mambertifoi internado, na última quinta-feira (15), na UTI de um hospital em São Paulo (SP). Acontece que o ator foi diagnosticado com uma infecção bacteriana no pulmão, a qual ele relaciona à mudança do tempo.

Sem precisar entubação e nem sedação, o ator tem recebido visitas de seus amigos e familiares. Antes da internação, Sérgio se submeteu aos exames de Covid-19, por sua segurança e, felizmente, testou negativo ao vírus.

Segundo informações do ‘Notícias da TV’, a pneumonia está controlada com medicamentos e a sua permanência na UTI é mais para garantir sua segurança. Contudo, ele já aguarda transferência para um quarto hospitalar.

"Pneumonia é muito chato. Mas tive que pegar uns dias de UTI. Até segunda-feira (26) estou no quarto de novo. Os prognósticos são os melhores possíveis", disse Mamberti ao portal.

Após garantir que sua condição não se trata de sintomas da Covid-19, o veterano da televisão brasileira afirmou ao site que considera as baixas temperaturas, que atingiram a capital paulista nos últimos dias, como responsáveis pela doença: "Peguei uma pneumonia com essa mudança de tempo".

SERÁ QUE A MUDANÇA DE TEMPO ESTÁ MESMO RELACIONADA COM O DIAGNÓSTICO?

O médico geriatra Natan Chehter afirma à AnaMaria Digital que, na verdade, o que traz a maior ocorrência de pneumonia viral no inverno não é exatamente o frio, mas sim o comportamento das pessoas em ficarem mais juntas. 

“Nessa época do ano, as pessoas estão mais fechadas e em ambientes em que a circulação de ar é pior, porque elas buscam deixar o frio para fora fechando as janelas, por exemplo. Isso favorece a circulação de vírus respiratórios”, explica o especialista.

Segundo Chehter, assim como a Covid-19, que é considerado um vírus respiratório, a pneumonia respiratória pode ser transmitida por gotículas entre as pessoas ou até mesmo ao compartilhar objetos. Por isso, o médico recomenda que, para evitar o contágio, podemos usar as mesmas medidas que usamos contra o novo coronavírus.

“Lavar as mãos e ficar em lugares menos frequentados, além da máscara, que ajuda à menor disseminação dos vírus respiratórios de modo geral e, portanto, das pneumonias virais”, explica.

SÉRGIO MAMBERTI ESTÁ DOENTE POR CAUSA DO FRIO?

Sérgio Mamberti está na UTI tratando uma bactéria no pulmão e, conforme as explicações que Natan Chehter deu à AnaMaria Digital, as pneumonias bacterianas têm origens diferentes das virais.

“Em geral, a gente costuma ver uma disseminação no sangue e depois no pulmão. Não é por vias respiratórias, muito raramente”, revela o médico. Portanto, não se pega pneumonia bacteriana por gotículas no ar, pelo fato de aglomerar ou se manter em locais fechados pelo frio.

“O que pode ter acontecido com o ator é uma infecção viral, uma gripe, ou qualquer outro vírus respiratório que debilitou sua imunidade e, a partir daí, ele teve uma infecção bacteriana”, supõe o especialista.