AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Seu intestino funciona bem? Veja os 3 melhores exercícios para ajudar

Nossa colunista, Bianca Vilela, explica que o ideal é fazê-los em jejum e pela manhã

* Bianca Vilela Publicado em 10/12/2020, às 08h00 - Atualizado em 11/12/2020, às 16h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Esse problema pode atrapalhar a rotina e até mesmo a realização de atividades comuns - Pixabay/cromaconceptovisual
Esse problema pode atrapalhar a rotina e até mesmo a realização de atividades comuns - Pixabay/cromaconceptovisual

Sofrer com prisão de ventre (constipação intestinal) não é fácil. Além de causar dores e inchaço, esse problema costuma atrapalhar a rotina e até mesmo a realização de atividades comuns. Ela está relacionada com o movimento intestinal, diretamente ligado ao bom ou mau funcionamento do nosso organismo.

Sim, a alimentação é essencial para ajudar você a driblar este problema. Conversei com a nutricionista FernandaZanetti e ela explicou que os alimentos são fontes de todos os nutrientes que o nosso corpo precisa, sendo importante as escolhas que fazemos para cada refeição. 

Um detalhe importante, e que só recentemente começamos a prestar a devida atenção, é o modo como nosso corpo processa e absorve esses nutrientes.

“Isso tem tudo a ver com o nosso intestino e a microbiota intestinal, que são os microorganismos que naturalmente habitam nosso intestino. Essa última, inclusive, tem total influência sobre a absorção adequada de nutrientes, e sobre nosso bem-estar físico e mental”, ressalta Fernanda.

Assim, além de aumentar o consumo de fibra e ingerir bastante água, você sabia que alguns exercícios podem ajudar a regular o intestino, ativando seu funcionamento? 

Isso porque esse órgão é revestido por músculos, os quais chamamos de músculos lisos. É um tipo de tecido que se encontra nas paredes de órgãos ocos (como o útero e o estômago). Essa musculatura pélvica e abdominal está diretamente ligada ao hábito de evacuar. 

E não estamos falando de exercícios com pesos ou coisas fora do comum, são movimentos que podem ser executados em sua própria casa, bastando apenas estar em jejum e focar no período da manhã. O principal segredo disso tudo? A respiração!

Por isso, anote aí essas dicas de ouro e avise todo mundo que você conhece e sofre deste mal. Vamos aos exercícios?

1) RESPIRAÇÃO PROFUNDA

A primeira coisa a se fazer é oxigenar todo o sistema gastrointestinal. Inspire profundamente, fazendo com que o ar chegue na região do ventre. Deixe o abdômen estender ao máximo, de forma que o mesmo seja projetado ao máximo para frente e solte o ar lentamente. Repita  por pelo menos 10 vezes. 

Foto: Arquivo Pessoal

2) SUCÇÃO DO ABDÔMEN 

Execute este segundo exercício em pé, com o tronco levemente flexionado para frente, apoiando as duas mãos próximas à pelve, uma mão em cada perna. Solte todo o ar dos pulmões até esvaziar, e na sequência faça uma sucção abdominal. Segure por pelo menos 5 segundos. Repita por pelo menos 10 vezes.

3) CONTINUE NA POSIÇÃO

Este exercício é uma continuação do exercício 2. De forma rápida, faça uma sucção abdominal e solte rapidamente o ar. O ideal é fazer, pelo menos, 30 segundos sem parar.

Para entender melhor o exercício 02 e 03, assista ao nosso vídeo no Instagram e no Facebook da Revista AnaMaria. Lá, vou te ensinar o passo a passo e ficará mais fácil entendê-los.

'Bianca, estes exercícios realmente farão o meu intestino funcionar?' Sim, garanto que se forem incluídos em sua rotina diária, como forma de hábito, esse problema poderá deixar de fazer parte da sua vida!

* BIANCA VILELA é mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial