AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Silvio Santos fala sobre suas manchas senis; entenda o problema

Manchas nas mãos de Silvio Santos viram tema de conversa em programa; entenda

Juliana Ribeiro Publicado em 05/08/2019, às 17h50 - Atualizado em 18/08/2019, às 10h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Silvio Santos aparece em seu programa com manchas nas mãos - Reprodução/ SBT
Silvio Santos aparece em seu programa com manchas nas mãos - Reprodução/ SBT

As manchas nas mãos de Silvio Santos, atualmente com 88 anos de idade, viraram tema de conversa durante seu programa, exibido no SBT em 28 de julho. 

Tudo teve início quando o apresentador falava com uma mulher do auditório que dizia ter a solução para o problema. Mas Silvio logo explicou: “Eu fui no médico, ele falou que são manchas de senilidade, isso quer dizer que pessoas que estão na ‘flor da mocidade’ tem essas manchas aqui", brincou.

De acordo com a senhora, a tal solução é um produto que clareia as manchas. Porém ela também deu outra opção ao famoso: uma fórmula que cobre as marcas, mas sai depois que a pessoa lava a pele.

Silvio achou graça e disse “não desejar fazer maquiagem nas mãos”.  "Não gostei do seu remédio, leva R$ 50", encerrou a conversa, dando uma nota de presente para a senhora. 

MAS O QUE SÃO ESSAS MANCHAS?

Conhecidas popularmente como ‘senis’ ou de ‘senilidade’, essas manchas possuem o nome técnico de melanose solar. De acordo com o dermatologista Caio Lamunier, do Hospital das Clínicas de São Paulo (HC-FMUSP), elas surgem em decorrência da exposição solar crônica, no decorrer dos anos. 

“É mais comum aparecerem em pessoas com idade avançada, devido ao fato de estarem há mais tempo tomando sol. Ou seja: quanto maior a exposição solar, maior o dano a pele e, consequentemente, mais melanose”, explica.

Lamunier destaca ainda que o problema é diferente das sardas causadas por excesso de sol, mais comuns em peles jovens. “Devido a exposição aguda e por esquecer de passar o protetor solar, o jovem apresenta as famosas ‘sardinhas’. Este não é o caso das melanoses, que são adquiridas ao longo do tempo, um pouquinho por dia”, diz. 

PROBLEMA NÃO É BEM A IDADE

O médico conta que a maioria dos pacientes que procura atendimento acredita que a melanose solar surge por conta da idade, assim como Silvio Santos comentou em seu programa. 

“Eu sempre brinco e respondo que não é, como eles dizem, ‘coisa de gente velha’.  Aponto para o braço do paciente e questiono quantos anos tem aquela pele. Depois, peço para ele fazer uma comparação com a pele da barriga, que tem o mesmo tempo e tem uma textura mais jovem”, diz.

PODE VIRAR CÂNCER?

Não. De acordo com o médico, essas manchas não são contagiosas e não oferece risco algum deste tipo, pois são pré-malignas. Ele afirma que é mais uma questão estética mesmo. 

Prevenir o surgimento de novas manchas é bem simples: basta evitar exposição direta da luz solar entre 10h e 16h, além de caprichar no filtro solar diariamente.

TEM TRATAMENTO?

Manchas do tipo surgem por conta do estímulo do melanócitos, que são as células produtoras de melanina responsáveis pela pigmentação da pele. O tratamento para isso costuma ser bem variado.

Se os melanócitos estão estimulados, por exemplo, eles produzem mais cor e, consequentemente, causam manchas. Se eles são destruídos, o efeito é inverso: causam as manchas brancas.

“Caso esses melanócitos estejam estimulados e produzindo mais cor, precisamos destruir essa melanina. Neste caso o tratamento é feito com laser, cauterização química, peeling ou até mesmo o congelamento”, enumera. 

Segundo o profissional, as terapias costumam ser eficazes por diminuírem a quantidade e atividade dessas células, além da melanina. Contudo, é preciso ter alguns cuidados. “Se não for feito da maneira correta pelo especialista, essa mancha escura pode se tornar uma mancha branca. Este é um risco inerente, então o médico deve tomar cuidado para evitar ao máximo este tipo de complicação”, diz, completando que é preciso deixar o paciente ciente dos riscos.  

Ou seja:até dá para consertar, porém o mais aconselhado é apostar na prevenção.