AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Skincare: veja 3 passos para manter a pele sempre perfeita

Especialista lista os principais cuidados diários e dá dicas para evitar o desperdício

Da Redação Publicado em 14/09/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Limpar a pele, esfoliação e hidratação são essenciais! - Banco de imagens
Limpar a pele, esfoliação e hidratação são essenciais! - Banco de imagens

Com o boom da tendência k-beauty, termo usado para produtos de beleza que vem da Coreia do Sul, as rotinas de cuidados com a pele nunca estiveram tão em alta. 

Diante de tantos passos, que podem chegar na aplicação de sete ou mais produtos por dia, o que era para ser algo prático, acabou se tornando uma tarefa cansativa, confusa e financeiramente pesada para muitos.

Para AnaMaria Digital, a dermatologista Luciana Garbelini fez um resumo dos produtos essenciais para um cuidado diário da pele e pôr um fim a tantas regras. Confira!

SKINCARE FÁCIL
“A primeira lição é entender a ordem correta dos produtos. Isso faz toda a diferença para a eficiência de cada cosmético. Quando usados de maneira aleatória, o consumidor apenas desperdiça o produto”, aconselha ela.

De acordo com a especialista, uma boa rotina skincare se resume em três passos: limpar, esfoliar e hidratar. “Os cosméticos têm funções macros que, no geral, se resumem em promover a limpeza, esfoliação ou hidratação. A partir delas, surgem as funções micros, que são voltadas para finalidades específicas”, destaca.

PASSO 1: LIMPEZA
Para este passo, Luciana indica dois produtinhos básicos: uma mousse de limpeza e água micelar. O mousse de limpeza é como se fosse o sabonete corporal. Eleserve para fazer aquela faxina pesada na pele, que remove poluição, maquiagem e suor. Depois, a água micelar vai fazer o efeito de purificar a pele e remover o que sobrou de impurezas.

Para zero desperdício, a especialista indica que esse passo seja realizado de manhã e à noite, antes de dormir. “No caso do mousse, uma quantidade que consiga massagear o rosto inteiro é o suficiente. Exagerar na quantidade não vai tornar o produto mais eficiente”, pontua.

Na sequência, deve vir a água micelar, seja moderada em um algodão levemente umedecido – não encharcado, para que a limpeza seja completa e econômica.

PASSO 2: ESFOLIAÇÃO
A esfoliação ajuda a remover as células mortas da pele, e auxilia os componentes dos cosméticos a atuarem de forma mais profunda na pele. Entretanto, só pode usá-la duas vezes por semana!

Para esse passo, o esfoliante pode ser usado em pequena quantidade, após a limpeza, massageando com as mãos por alguns minutos em movimentos leves e circulares, até que o produto seja completamente absorvido. Depois, enxague até a remoção completa.

PASSO 3: HIDRATAÇÃO
Na dúvida do que passar para deixar a pele hidratada, a dermatologista indica o sérum. “Por ser um produto mais concentrado, ele vai agir muito bem na hidratação profunda da pele, seja ele para dia ou noite. Ele auxilia na redução de rugas, linhas de expressão, hidratação, é antioxidante e ajuda na firmeza da pele. É, sem dúvidas, o melhor investimento”, explica.

A aplicação de séruns deve ser moderada: “O produto, por si só, já é mais concentrado e, consequentemente, de fácil absorção. Inclusive, é um produto que pode ser usado até antes da maquiagem por ter uma textura mais leve”, finaliza a expert.