AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Sorvete: delícia que faz bem!

Geladinha, a sobremesa tem tudo a ver com o verão... Ainda mais quando baseada em receitas saudáveis

Karla Precioso Publicado em 11/02/2016, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
1004 - shutterstock
1004 - shutterstock
De massa ou palito, ele é uma tentação. E o melhor é que, por ter muitos nutrientes, os especialistas recomendam tomar sorvete o ano todo, não só no verão: “Ele contribui como fonte de proteínas e carboidratos”, afirma Sandra Lúcia Fernandes, nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). “Já pra quem está doente, com dificuldade de se alimentar, o consumo é indicado por conta de seu aporte energético, Nutrição fácil ingestão e poder anestésico”, completa Ana Carolina Icó, do programa de emagrecimento Dieta e Saúde. O único alerta é com relação às quantidades de açúcar e de gordura para não extrapolar! Ah, e você acha que ele causa gripe? O infectologista Djalma Rodrigues Pinto Neto, de São Paulo, garante que isso é mito: “O que provoca a doença é um vírus, não o alimento gelado”. Só boa notícia, hein?!


Tudo o que há de bom...

■ Sua fórmula contém proteína, açúcar, gordura vegetal ou animal, cálcio, fósforo e vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K. Fora isso, é uma excelente fonte de energia.

■ Os sorvetes cremosos, preparados à base de leite, contém cálcio, essencial para o fortalecimento dos ossos. Duas bolas da sobremesa têm a mesma quantidade do mineral do que um copo da bebida láctea. Seu alto teor de proteínas também ajuda o organismo a manter suas funções vitais.

■ As calorias não são tão alarmantes. Uma bola de sorvete de chocolate (60 g), por exemplo, tem 112 calorias. Mas isso não significa que você pode exagerar, pois gordura em excesso faz mal (eleva as taxas de colesterol e aumenta o risco de doenças do
coração e obesidade). Se está de regime, a dica é escolher as versões light, que apresentam cerca de 50 calorias para a mesma quantidade. O frozen é outra opção magrinha: feito com iogurte, é fonte de cálcio e fibras, que prolongam a sensação de saciedade e regulam o intestino.

■ Os picolés de frutas também são bem leves, já que a maioria leva água no preparo (alguns sabores também são preparados com leite, como morango, por exemplo, que tem as duas versões – com água e com leite). Já os à base de soja têm a vantagem de poderem ser consumidos por quem tem intolerância à lactose e ao glúten, já que são 100% vegetais.


De olho nos acompanhamentos

Coberturas, farofas e confeitos escondem muitas calorias. Em casa ou na sorveteria, vá com calma. Se fizer mesmo questão de algum acompanhamento, opte por algo mais natural, como granola ou frutas secas.


Receitas pra todo mundo se lambuzar sem culpa

Sorvete de banana e morango
(Rende: 2 porções Calorias por porção: 97)

Ingredientes:
■ 2 bananas-nanicas em rodelas
■ 1 xícara (chá) de morango picado 

Modo de preparo: Coloque as frutas no freezer por duas horas. Retire-as e deixe em temperatura ambiente por cinco minutos. No
liquidificador ou no processador, bata tudo até virar um creme. Sirva em seguida.



Picolé de melancia com limão
(Rende: 7 unidades Calorias por porção: 25)

Ingredientes:
■ 2 fatias de melancia
■ Suco de ½ limão siciliano
■ 1 colher (chá) de adoçante culinário em pó

Modo de preparo: bata os ingredientes no liquidificador até ficar uma mistura homogênea. Preencha as formas de picolé
e leve ao freezer até congelar.


Frozen de manga
(Rende: 8 porções Calorias por porção: 52)

Ingredientes:
■ 2 mangas em cubos grandes
■ 1 pote de iogurte desnatado
■ 1 colher (sopa) de raspas de limão
■ 1 colher (sobremesa) de mel
■ 3 folhas de hortelã picadas

Modo de preparo: Congele a fruta e passe-a pelo processador por um minuto. Junte os demais ingredientes e misture. Leve ao
freezer por uma hora. Retire e bata novamente. Retorne ao freezer por mais 30 minutos e sirva.


E ainda traz felicidade!
O alimento contém triptofano, um tranquilizante natural que estimula o hormônio do prazer e do bem-estar, a serotonina. Ela ajuda a acalmar e até a dormir melhor