AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Vantagens

Suco detox: conheça os benefícios de incluir a bebida em seu dia a dia

Veja quais os benefícios de incluir o suco detox na sua rotina

Da Redação Publicado em 29/12/2019, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O suco detox ajuda na desintoxicação do organismo - Banco de Imagem/Getty Images
O suco detox ajuda na desintoxicação do organismo - Banco de Imagem/Getty Images

Ricos em fibras, vitaminas e sais minerais, os sucos naturais podem fazer milagres em nosso corpo. Previnem doenças, dão energia, tonificam a pele e ainda ajudam a torrar uns quilinhos, combatendo um dos maiores tormentos femininos: o inchaço

Para ajudar os preocupados com a saúde e a boa forma, a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, indica quatro opções de bebidas que ajudam o corpo a liberar toxinas e desinchar. De quebra, protegem a pele dos efeitos nocivos do sol e ainda contribuem para dar aquele up no bronzeado. 

“As bebidas chamadas detox são feitas a partir de compostos de vegetais que auxiliam na nutrição e hidratação do organismo, melhorando a retenção hídrica e o aporte de vitaminas, minerais e antioxidantes”, explica. 

E completa: “O consumo frequente desses alimentos favorece o corpo a exercer sua função natural de detoxificação, que é realizada pelo fígado e rins, e que tem seu trabalho facilitado por esses nutrientes. Por isso, os sucos desintoxicantes são uma boa maneira de variar o cardápio e ingerir a quantidade de vegetais necessária”. 

Pensando na estação mais quente do ano, quando o que a gente mais quer é desinchar e exibir um belo bronzeado, eles ainda podem ser feitos com ingredientes que protegem a pele e ajudam a conquistar o sonhado tom dourado.

COMO A BEBIDA AGE 
O suco detox ajuda na desintoxicação do organismo, eliminando as toxinas que se concentram no corpo devido à ingestão de comidinhas não tão saudáveis. Ou seja, ele elimina os excessos não absorvidos pelo corpo. Simples assim.

ATIVADOR DE BRONZEADO 
A bebida nada mais é que uma combinação de suco de fruta, verduras, legumes e hortaliças. Limão, abacaxi, couve, água de coco e gengibre são os ingredientes mais usados (e diuréticos), mas no verão você pode incrementá-la com ingredientes fontes de betacaroteno, que ativam o bronzeado. 

São eles os alimentos amarelo-alaranjados (mamão, manga, cenoura, abóbora) e os vegetais verde-escuros (espinafre, rúcula, brócolis, chicória, couve). Esses ingredientes atuam não só deixando a pele com uma cor mais bonita, mas também agem como um protetor solar, já que reduzem os efeitos nocivos do contato da pele com o sol.

BEBIDA EMAGRECEDORA 
Geralmente preparados com couve, pepino, gengibre entre outras verduras e legumes, os sucos detox ajudam a reduzir a retenção de líquidos e a estimular o intestino, por conta dos nutrientes e pela boa quantidade de fibras. Mas, para desintoxicar, desinchar e detonar a gordura extra, é preciso combinar não apenas os melhores ingredientes. 

Eles devem funcionar em conjunto para garantir o efeito desejado. O pepino, o abacaxi e o salsão, por exemplo, são naturalmente diuréticos. Esta propriedade de combater a retenção hídrica ajuda a eliminar o excesso de ácido úrico. Reduzindo o acúmulo dos líquidos nas células, é possível reduzir o inchaço. 

No caso do abacaxi, ele ainda é rico em bromelina, que melhora a função intestinal e facilita a digestão. A couve entra com as fibras e o limão, com seu fator depurador. Já a presença do gengibre torna a mistura termogênica, o que ajuda a acelerar o metabolismo, queimando mais calorias. 

A dica é sempre acrescentar uma semente na receita. Como a bebida costuma ter um alto índice glicêmico, a semente ajuda a diminuí-lo, aumentando a sensação de saciedade. Experimente linhaça, chia, farelo de aveia, entre outras.

NÃO EXISTE MILAGRE 
O suco detox poderá compor uma dieta de emagrecimento, desde que bem orientada e sem a falsa ideia de que ele faz milagres. É preciso entender que a desintoxicação literal do corpo, a partir da ingestão de um único alimento ou preparo, não existe, assim como o emagrecimento sem esforço não acontecerá.

Portanto, ainda que a bebida traga uma série de benefícios para o corpo, é importante ter em mente que ele não é um fator exclusivo para a perda de peso e deve ser acompanhado de outros hábitos saudáveis de alimentação e exercícios físicos. 

Fora isso, Renata dá outra dica: “Não adianta aumentar o consumo das bebidas antioxidantes sem aumentar a ingestão de água. O indicado é beber de forma fracionada, ao longo do dia, no mínimo, 30 ml para cada kg de peso corporal. Isso também contribui para manter o organismo hidratado”. 

OUTRAS MEDIDAS PARA ACABAR COM O INCHAÇO

  • Mexa-se diariamente: evite passar muito tempo na mesma posição, mesmo que seja sentada. Quem faz atividade física elimina líquidos, enquanto quem fica parada retém água no corpo. 
  • Agilize a digestão: modere na combinação de massa e carne na mesma refeição. A dupla dificulta a digestão e estufa a barriga.
  • Faça boas trocas: em vez de comer massas e cereais processados, prefira as versões integrais, que são ricas em fibras, saciam a fome e ajudam no bom funcionamento do intestino.