AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Técnicas para conquistar dentes superbrancos e brilhantes

Tenha um sorriso de estrela de televisão!

Júlia Arbex Publicado em 03/08/2017, às 16h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Técnicas para conquistar dentes superbrancos e brilhantes - iStock
Técnicas para conquistar dentes superbrancos e brilhantes - iStock
Apesar de escovar os dentes e passar o fio dental conforme o dentista recomenda, é natural que, com o tempo, nosso sorriso escureça e até ganhe algumas manchas. Mas, saiba, você pode reverter isso com as soluções indicadas por especialistas, para fazer em casa ou no consultório, capazes de deixar seus dentes brancos como sempre sonhou!

Clareadores em gel 
O método de branqueamento pode ser feito ao notar (e se incomodar com) o escurecimento dos dentes. Uma das técnicas mais usadas são os clareadores. Eles podem ser caseiros ou realizados dentro do consultório. “O passo a passo inicial dos dois é o mesmo: o dentista faz uma avaliação do paciente, verifica a tonalidade dos dentes e questiona seus hábitos”, explica Mário Groisman, membro da Academia Brasileira de Odontologia. Confira a diferença entre eles:

Domiciliar: “É feito uma moldeira de silicone, que se adapta às arcadas do paciente. Ali, ele aplica o gel clareador e leva à boca pelo tempo determinado pelo dentista”, diz Groisman. 
Feito no consultório: “Após preparar a arcada dentária do paciente, o dentista aplica um gel de clareamento que, em alguns casos, é ativado com led ou laser. Para finalizar, é feita a fluoretação, técnica que mantém os dentes saudáveis”, esclarece Groisman.

Método da moda
Já ouviu falar em lente de contato dental? Ela existe e faz sucesso, especialmente entre os famosos. “À base de porcelana, são indicadas para aumentar o tamanho dos dentes, corrigir algumas imperfeições, como lascas e fraturas, e ainda tirar manchas leves”, conta Groisman. Segundo ele, a principal vantagem do método é evitar o desgaste do esmalte natural dos dentes, além de durar cerca de 20 anos. O procedimento é realizado em única sessão e a manutenção não exige uma rotina especial, é feita no consultório, nas consultas de rotina. 

Os inimigos do sorriso branco
■ Higiene bucal malfeita. 
■ Envelhecimento e cigarro. 
■ Consumo em excesso de alimentos e bebidas que possuem muita pigmentação, como beterraba, açaí, mirtilo, molho de tomate, catchup, shoyu, café, suco de uva, refrigerante e vinho tinto. 
■ Alguns tipos de antibióticos, como por exemplo a tetraciclina. 

Higienização adequada 
Produtos De acordo com o cirurgião-dentista da Clínica Brasil Smiles Alexandre Bussab, o tempo necessário para uma boa escovação é de, no mínimo, dois minutos. Para remover a placa bacteriana, o ideal é escová-los de quatro a cinco vezes por dia, de preferência após as refeições principais e os lanches, e antes de dormir. Confira dicas essenciais:

■ Tem dentes apertados? Utilize escovas com cerdas macias. “Quanto mais flexibilidade ela tiver, mais fácil alcançará os espaços difíceis de limpar. Por outro lado, se possuir dentes espaçados, as versões com cerdas mais duras são mais eficientes”, afirma Bussab. 
■ Substitua a sua escova por uma nova a cada três meses.
■ Limpe as superficies internas: as voltadas para a bochecha e a parte da mastigação dos dentes superiores e inferiores. 
■ Prefira escovas com cabo anatômico e que possuam os cantos arredondados
■ Passe o fio dental de maneira cuidadosa entre e ao redor da base de cada dente. Nunca o force contra a gengiva, pois pode cortar ou machucar. Faça isso pelo menos uma vez ao dia. 
■ Escove a língua para evitar o mau hálito.

Fruta amiga da boca 
“Mastigar uma maçã depois da refeição ajuda, sim, a remover algumas sujeirinhas que estão presas entre os dentes. Porém, além disso e das recomendações anteriores, é imprescindível ir ao dentista a cada seis meses para fazer uma limpeza”, finaliza.