AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Text neck: conheça o problema causado pelo uso errado do celular

Maior tempo de exposição às telas prejudica postura e causa alterações degenerativas na coluna

Da Redação Publicado em 23/03/2021, às 08h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ela é resultado do estresse repetitivo no pescoço e causada por erros de postura comuns no dia a dia - Free-photos/Pixabay
Ela é resultado do estresse repetitivo no pescoço e causada por erros de postura comuns no dia a dia - Free-photos/Pixabay

Uma das principais preocupações dos pais diz respeito à postura dos filhos, principalmente quando estão estudando, assistindo televisão ou mexendo no celular. Este verdadeiro "festival de má-postura" pode causar um problema maior, chamado text neck.

De acordo com a ortopedista pediátrica NatashaVogel, do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), em São Paulo (SP), trata-se de uma doença da coluna vertebral que pode causar alterações degenerativas a longo prazo.

Ela é resultado do estresse repetitivo no pescoço e causada por erros de postura comuns no dia a dia, como a flexão de cabeça típica de quando passamos longos períodos digitando no celular.

AI QUE DOR!
“O text neck é, certamente, um problema de saúde pública para a sociedade moderna”, diz a médica. Tanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica as dores cervicais e as dores musculoesqueléticas como a 4ª e 10ª patologias, respectivamente, mais comuns entre todas as condições de saúde vividas durante anos com limitação funcional.

“Parece incrível, mas uma criança ou adolescente pode ficar de 5 a 7 horas por dia com o seu pescoço flexionado, digitando no celular ou mexendo em algum dispositivo portátil. Imagine a tensão acumulada na região após tantas horas de sobrecarga?!”, provoca a ortopedista.

A médica ressalta que, quanto mais fletida fica a cabeça, maior é o efeito de peso sobre a coluna cervical. Em adultos, quando a cabeça está na posição neutra (quando fica reta), o efeito de peso na coluna cervical é de 5 kg; enquanto que se fletirmos ela a 45°, teremos um efeito de peso de 22 kg.

"Isso pode ocasionar mudanças na coluna cervical, sobrecarregar ligamentos, tendões, músculos, vértebras, alterar a curvatura normal da coluna e provocar as tão conhecidas dores", ressalta Natasha.

DOR CRÔNICA
Os efeitos do text neck em curto prazo são quase indetectáveis. Quando a criança começa a reclamar pode já ser tarde, pois o problema pode se tornar uma dor crônica na vida adulta, atrapalhando a capacidade de trabalhar, se divertir e ter qualidade de vida.

Além de dores no pescoço, o text neck pode causar ainda dores nos ombros, na coluna lombar e nos braços; sintomas oculares (cansaço, olhos secos, miopia); irritabilidade, stress, ansiedade, dificuldade de comunicação, obesidade, sedentarismo, dores de cabeça, até problemas cardiopulmonares.

AnaMaria Digital separou algumas dicas para você tentar prevenir o problema:

• Evitar má postura;
• Evitar longos períodos de exposição aos aparelhos digitais;
• Manter uma atividade física mínima e regular;
• Evitar longos períodos com a hiperflexão cervical;
• Fazer intervalos regulares entre os períodos de exposição a telas;
• Evitar posturas estáticas prolongadas;
• Posicionar o dispositivo de forma a reduzir o estresse na cabeça, pescoço e membros superiores;
• Evite movimentos repetitivos por períodos prolongados (como digitar);
• Evitar carregar dispositivos grandes e pesados com as mãos.