AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Alimentação

Tomate: saiba seus benefícios e o melhor jeito de consumir cada tipo

Aprenda o melhor jeito de preparar cada tipo do tomate e seus benefícios

Da Redação Publicado em 18/03/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tomates tem licopeno, um antioxidante que ajuda a proteger a pele contra os danos causados pelo sol - Banco de Imagem/Getty Images
Tomates tem licopeno, um antioxidante que ajuda a proteger a pele contra os danos causados pelo sol - Banco de Imagem/Getty Images

O tomate é um alimento extremamente versátil e nutritivo. Presente em uma infinidade de saladas e molhos, ele pode ser apreciado cru, cozido ou processado, agregando sabores diferentes às receitas.

Vale ainda destacar os benefícios do consumo do tomate. Entre as suas principais propriedades, por exemplo, estão o licopeno, vitaminas A e C, vitaminas do complexo B e minerais como o potássio, fósforo e magnésio. 

A nutricionista Bianca Naves, da marca Predilecta, explica à AnaMaria Digital sobre os benefícios do fruto e afirma que “quando mais maduro, maior a concentração desses nutrientes”. 

Confira!

BENEFÍCIOS DO TOMATE
Proteção solar
Tomates tem licopeno, um antioxidante que ajuda a proteger a pele contra os danos causados pelo sol, pois torna a pele menos sensível aos danos da luz ultravioleta, uma das principais causas de linhas finas e rugas no rosto.

Pele sempre saudável
O consumo regular do ingrediente ajudará no aspecto da sua pele, já que minimiza poros dilatados, os efeitos da acne e erupções cutâneas, além de auxiliar na cicatrização de pequenas queimaduras.

Melhora a visão
Com uma alta quantidade de vitaminas A e C, os olhos também são muito beneficiados com o consumo deste fruto. Ele também pode reduzir o risco de desenvolver catarata.

Saúde dos ossos
O licopeno é antioxidante e ajuda a melhorar a massa óssea, que é uma ótima maneira de combater a osteoporose. Tudo por conta da presença de vitamina K e cálcio, que ajudam a fortalecer e reparar os ossos.

Reduz problemas capilares
A acidez e vitaminas ajudam no equilíbrio dos níveis de pH no seu cabelo, além de fortalecer, proporciona brilho para fios opacos, danificados e sem vida.

Ajuda a reduzir níveis de açúcar no sangue
É fonte do mineral cromo, que pode ajudar os diabéticos a regular os níveis de açúcar no sangue. Além disso, por ser um alimento de baixa caloria, se torna um aliado para as pessoas que estão tentando perder peso.

Previne câncer
Um estudo publicado no Jornal do Instituto Nacional do Câncer sugere que comer mais tomates reduz o risco da doença em órgãos como: próstata, pulmão, estômago, entre outros.

Reduz a pressão arterial
O licopeno, vitamina C e outros antioxidantes são os principais encontrado no tomate e são conhecidos por melhorar a saúde cardiovascular. Outro fator importante é que o tomate é rico em potássio, ajudando assim a baixar a pressão arterial.

Reduz a dor crônica
Devido à presença de agentes anti-inflamatórios, tomates podem reduzir dores crônicas. O consumo do fruto ajuda a reduzir a inflamação e ainda traz alívio da dor.

DIFERENÇAS PARA O CONSUMO DAS VARIEDADES DE TOMATES
Na hora de escolher qual tomate comprar, leve em consideração que alguns tipos são melhores para molhos, in natura nas saladas ou outros usos. 

  • Caqui (longa-vida ou convencional): consumo in natura
  • Santa Cruz/Santa Clara/Débora: consumo in natura e molhos caseiros;
  • Italiano/saladette: consumo in natura, molhos caseiros e tomate seco;
  • Mesa rasteiro e industrial: consumo in natura, molhos caseiros, extratos, ketchup;
  • Cereja e grape: consumo in natura.