AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

''Tossir evita infarto'': veja fake news que atrapalham saúde do coração

Fuja das fake news que atrapalham saúde do coração

Da Redação Publicado em 29/09/2019, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) - Banco de Imagem/Getty Images
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) - Banco de Imagem/Getty Images

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O assunto é sério e muitas pessoas, às vezes com o objetivo de ajudar no alerta, acabam compartilhando informações não apuradas, gerando uma série de fake news (notícias falsas, em livre tradução do inglês) na internet em geral sobre a saúde do coração.

Manchetes que relacionam vacinas a prejuízos para quem tem doenças cardiovasculares e a dica de que tossir poderia evitar infarto são alguns dos boatos que enganam muita gente.

“Esses dados não são espalhadas para enganar as pessoas, mas sim por acreditarem que, de fato, aquela informação pode ajudar alguém. No entanto, é preciso pensar duas vezes antes de sair compartilhando certas notícias”, orienta Múcio Tavares Jr., Chefe da Unidade Centro de Infusão e Hospital Dia do Instituto do Coração/USP, em São Paulo (SP).

No Dia Mundial do Coração, celebrado neste domingo (29), AnaMaria Digital, em parceria com uma campanha idealizada pelo laboratório Merck, esclarece os principais mitos sobre o órgão. Confira!

BASTA RETIRAR O SAL DA COMIDA PARA EVITAR O AUMENTO DA PRESSÃO ARTERIAL?
O consumo excessivo do sal está relacionado ao aumento no risco de problemas crônicos, como hipertensão arterial e doenças cardiovasculares, mas não é o único motivador da pressão alta. Também precisamos ficar atentos com o sódio contido em outros alimentos, principalmente os industrializados, além de tentar manter uma alimentação saudável e ainda praticar exercícios físicos regularmente.

A VACINA DA GRIPE PODE PREJUDICAR QUEM TEM DOENÇAS NO CORAÇÃO?
Não. Na verdade, ela é crucial para os portadores de doenças cardiovasculares. Isso porque, durante o inverno, as temperaturas caem e a umidade do ar diminui, exigindo mais cuidados preventivos contra gripes, pneumonias e problemas respiratórios. Assim, a vacina protege quem tem doenças do coração e mostrou que até evita infartos, internações e até mortes por insuficiência cardíaca. Por isso, é essencial para reduzir esses e outros tipos de problemas de saúde.

O COLESTEROL RUIM (LDL) NÃO TEM INFLUÊNCIA NAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES?
Mentira. Já foi comprovado que baixar os níveis da Lipoproteína de Baixa Densidade (LDL) reduz os riscos de doenças no coração. E a maioria dos estudos científicos até hoje realizados demonstraram que o chamado colesterol ruim é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

A HIPERTENSÃO SEMPRE APRESENTA SINTOMAS?
Muitas vezes, a pessoa se torna hipertensa e não sabe, mas seus vasos sanguíneos estão sendo deteriorados pela doença. Ao longo dos anos, a pressão alta aumenta os riscos de derrame, infarto e insuficiência renal. Por isso, ela é conhecida como “assassina silenciosa”. Quem tem alguém na família com o problema deve medir a pressão a cada seis meses e, quem não tem, a cada ano.

SOMENTE IDOSOS SOFREM DE DOENÇAS CARDÍACAS?
Não. No Brasil, 11.6% das mortes por doença cardíaca ocorrem em pessoas dos 30 aos 49 anos. O filho do ex-jogador de futebol Cafu, por exemplo, morreu aos 30 anos após sofrer um infarto enquanto jogava bola. https://anamaria.uol.com.br/noticias/ultimas-noticias/morre-filho-de-cafu-aos-30-anos-apos-jogo-de-futebol.phtml

SOMENTE OBESOS TÊM PROBLEMA DE CORAÇÃO?
Pessoas magras também podem ter colesterol elevado. Quem faz prevenção tem menor chance, mas não é isento de ter problemas.

APENAS HOMENS SOFREM INFARTO?
Por muito tempo acreditou-se no mito de as mulheres não sofriam infarto e tinham menos incidência de doenças no coração. Porém, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), as doenças cardiovasculares são responsáveis por 1/3 de todas as mortes de mulheres no mundo. Os números não deixam dúvidas: estudos médicos apontam que no Brasil uma a cada cinco mulheres têm risco de sofrer um infarto.

ATLETAS NÃO CORREM O RISCO DE TER DOENÇAS CARDÍACAS?
Mito. O exercício físico faz bem para a saúde, porém representa risco quando praticado erroneamente e por atletas com doenças cardíacas previamente estabelecidas. A morte súbita em atletas é rara e está relacionada com a presença de doenças cardiovasculares presentes desde o nascimento ou adquiridas ao longo da vida.

Em atletas com menos de 35 anos de idade, a principal causa é a cardiomiopatia hipertrófica (atrofia do coração) e nos atletas com mais de 35 anos, é a doença arterial coronariana (problema nas artérias do coração).

SE NÃO SINTO DOR NO PEITO IRRADIADA PARA O(S) BRAÇO(S), NÃO CORRO RISCO DE INFARTAR?
Mito. Nem todas as pessoas que sofrem infarto têm os mesmos sintomas ou a mesma intensidade deles. Tanto é que algumas pessoas chegam a não ter sintomas. E são elas que tem a maior chance de serem dispensadas depois de um atendimento. Exatamente por isso, visite seu médico regularmente para prevenir um infarto silencioso.

TOSSIR EVITA O INFARTO?
Mito. Não há evidências científicas que isso tenha algum efeito. A melhor maneira de prestar socorro para uma pessoa que está infartando é ligar para uma ambulância no número 192 ou levá-la ao pronto socorro mais próximo.