AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Exercícios

Vai praticar atividade física? Proteja os punhos e evite lesões

Especialista explica o que pode acarretar problemas e como evitá-los

Da Redação Publicado em 19/03/2020, às 03h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alongar a região do punho pode evitar problemas - Banco de Imagem/Getty Images
Alongar a região do punho pode evitar problemas - Banco de Imagem/Getty Images

Um dos seus projetos para 2020 é dar início à alguma atividade física – musculação na academia ou crossfit, por exemplo? Confira dicas essenciais para evitar lesões no punho durante a prática.

Isso porque, no sobe e desce dos pesos nas mãos, a área pode acabar lesionado e interromper a meta de focar em uma vida mais saudável. 

“O punho tem uma estrutura flexível, porém, bastante frágil, principalmente quando há movimentos repetitivos de grande impacto e de sobrecarga”, explica o presidente da SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão), Marcelo Rosa de Rezende.

As lesões mais comuns são causadas pelo manuseio inadequado dos pesos e pela execução de movimentos repetitivos. 

Quando a área sofre uma lesão traumática, dependendo do caso, é necessário passar por cirurgia. “Caso sinta fortes dores nas articulações do punho e região, a pessoa deve rapidamente procurar um médico”, alerta o especialista.

COMO EVITAR LESÕES
Alongar a região do punho pode evitar problemas é a dica fundamental. “Apertar e soltar uma bolinha, por exemplo, como aquelas utilizadas em fisioterapia, ajuda a fortalecer o punho”, indica.

Com o passar do tempo e da prática da atividade, as articulações se adaptam à nova situação e se fortalecem, ficando menos vulneráveis às lesões. 

“Partindo de uma carga menor e menos frequente, a pessoa vai condicionando as articulações, tornando-as mais resistentes", ressalta.