Bem-estar e Saúde Sempre impecável

Vai viajar? Veja cuidados de beleza para quem vai de avião, navio ou carro

Não importa se o destino é quente ou frio, mas sim chegar linda

sábado 1 dezembro, 2018
É importante não abrir mão da proteção e cuidados essenciais.
É importante não abrir mão da proteção e cuidados essenciais. Foto:Banco de imagem/iStock

Fazer uma viagem é uma delícia, mas inevitavelmente a pele acaba sofrendo por conta de variações de temperatura.

Exatamente por isso, é importante não abrir mão da proteção e cuidados essenciais. A dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), dá dicas e orientações de como proteger a pele, seja na praia, piscina, viagens de carro, navio ou avião. 

Notícias Relacionadas

A primeira delas (e a mais importante), que serve para todas as situações, é a proteção solar. Sem ela, não há pele que resista às altas e baixas temperaturas, ar seco e muito sol. Veja outras dicas na sequência:

VIAGENS DE AVIÃO
Muitas pessoas não sabem, mas é essencial hidratar muito a pele. Antes de decolar, o recomendável é aplicar uma boa camada de hidratante no rosto e nas mãos, além de creme para a região dos olhos, para evitar o ressecamento.  
“Quanto a viagens longas (mais de 6 horas), borrife água termal no rosto, por várias vezes, isso ajuda a manter a pele hidratada contra o ar seco dentro da aeronave”, diz a médica. 

Não se esqueça também de retirar a maquiagem durante o voo, antes de dormir e procure descansar o máximo possível, para evitar a aparência do jet lag, tão comum em percursos longos. 

E é importante lembrar de beber muita água. O ideal é tomar uma garrafinha por hora no avião”, recomenda Claudia.

VIAGENS DE NAVIO
A pele também precisa de cuidados redobrados. “No caso de maquiagem, o ideal é optar por base que contenha proteção solar, que precisa ser de alta cobertura, com FPS acima de 60, além de cor para maior proteção contra a luz visível”, destaca a dermatologista. 

Para usar maquiagem durante o dia, é preciso preparar a pele, com o uso de sabonete ou gel de limpeza, hidratante e por fim o filtro solar. À noite, antes de dormir, a maquiagem e resíduos devem ser removidos. 

VIAGENS DE CARRO
Quanto ao ar-condicionado, de modo geral, tanto no carro ou ambientes, em função da redução da umidade do ar, a pele e os cabelos ficam mais ressecados e expostos ao envelhecimento. 

“É importante utilizar produtos antioxidantes, com ativos que agem profundamente na pele e neutralizam os radicais livres, como o OTZ 10 e Vitaminas C e E”, afirma a médica. Na hora de se alimentar, prefira lanches leves e frutas, evite muito café, mas exagere na água.

DESTINOS FRIOS
Nesse caso, hidratar a pele (e o corpo) é a palavra de ordem. Na mala, lembre-se do hidratante labial, facial, corporal e para áreas específicas como cotovelos e joelhos, além do protetor solar. 

“Lembre sempre do cabelo, evitando o banho quente, e leve uma máscara reparadora capilar”, afirma a dermatologista. Pacientes de pele seca devem abusar de cremes ricos em óleos e substâncias hidratantes como o ácido hialurônico Hyaxel e DSH CN.

DESTINOS QUENTES
Redobre a preocupação com fotoproteção: reaplique sempre que necessário, proteja o rosto, os olhos e o cabelo. 

Sempre que possível, evite exposição solar direta e hidrate-se muito bem: água e suco de frutas devem fazer parte da rotina em temperaturas mais quentes.
 

Da Redação
Leia Mais:

Receba em Casa

Vídeos

BEM-ESTAR

  1. 1 Dor nas costas? Veja 10 dicas para manter a coluna saudável
  2. 2 Sofre com dores na coluna? Evite problemas nas costas durante viagens
  3. 3 Doença de Chagas: problema tem sido associado ao consumo do açaí
  4. 4 Apenas 36% dos brasileiros utilizam protetor solar diariamente, diz pesquisa
  5. 5 Não consegue ir até a academia? Veja 5 dicas para treinar sozinha em casa