AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Veja 10 mitos e verdades sobre os coletores menstruais; vale a pena?

Esclarecemos as principais dúvidas sobre o assunto, que ainda é considerado um tema tabu

Da Redação Publicado em 08/07/2020, às 07h40 - Atualizado em 14/07/2020, às 18h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Coletor menstrual pode ser muito útil para quem se adaptar. - Divulgação/Inciclo
Coletor menstrual pode ser muito útil para quem se adaptar. - Divulgação/Inciclo

O período da menstruação pode ser a pior fase do mês para muitas mulheres. Além da irritabilidade e alterações hormonais da época, também é preciso lidar com as trocas constantes de absorventes e o medo constante marcar a roupa ou mesmo acontecer um acidente. E é justamente neste cenário que uma alternativa para higiene íntima está ganhando cada vez mais adeptas: o coletor menstrual.

Apesar de ser um item que pode facilitar, e muito, a vida durante o período mentrual, este ainda é um tema cercado de dúvidas. Por isso, AnaMaria Digital conversou com a obstetriz Mariana Betioli, fundadora da marca Inciclo, para esclarecer sobre os principais mitos e verdades dos coletores menstruais. Confira!

1) TODO MUNDO QUE MENSTRUA PODE USAR?
VERDADE: Essa talvez seja a melhor notícia para as mulheres. A única ressalva para o uso do coletor menstrual é no caso de mulheres no pós-parto. Durante essas seis semanas, não é recomendado o uso de nenhum produto interno. Para esse momento, melhor após nas calcinhas absorventes pós-parto.

2) É FÁCIL DE USAR?
VERDADE: Por ser feito de silicone, o coletor é maleável e permite que você o dobre para conseguir introduzi-lo mais facilmente em seu canal vaginal. De acordo com a Betioli, para colocá-lo da maneira correta é simples:

• Lave bem as mãos;

• Procure uma posição confortável, pode ser em pé, agachada ou sentada no vaso sanitário. Você vai dobrar e inserir. Existem várias dobras que podem ser feitas, com o tempo cada mulher percebe a que funciona melhor para si;

• Com os músculos da vagina relaxados, insira o seu coletor;

• Coloque-o na direção horizontal, para trás (na direção do ânus). O coletor fica em posição mais baixa que um absorvente interno, o que facilita a remoção sem bagunça.

3) ELE É TAMANHO ÚNICO?
MITO: Na verdade, existe três diferentes tamanhos. A recomendação de tamanho é feita baseada na tonicidade do assoalho pélvico, que naturalmente diminui e perde elasticidade com a idade e com o período gestacional. O tamanho A é para quem tem mais de 30 anos ou já teve filhos, o B é para mulheres com menos de 30 e sem filhos e o modelo Teen é recomendado desde a primeira menstruação até os 19 anos.

A intensidade do fluxo não interfere na escolha do tamanho, o que irá impactar é na frequência com que será necessário esvaziar e fazer a higienização, para inserir novamente.

4) PODE CORTAR O 'CABINHO'?
VERDADE: A função da haste é auxiliar na colocação e remoção do mesmo, porém algumas mulheres preferem cortá-la. O coletor deve ser colocado o mais perto possível da entrada da vagina, desde que não seja sentido. Nada deve ficar para fora. Se você está colocando o mesmo corretamente e ainda assim a haste incomodar, é possível cortá-la. Só tenha atenção para não furar o coletor. 

5) PODE FICAR PRESO DENTRO DE MIM?
MITO: Algumas mulheres acham que o coletor pode sumir ou ficar "navegando" pelo seu corpo, o que não é verdade. Segundo Mariana, é verídico que quando estamos excitadas o canal “aumenta”, ou seja, ele se estende, mas depois de alguns minutos volta ao normal. Em média, o canal vaginal possui entre 7 e 10 cm, quando a mulher não está excitada. Por isso, dá pra alcançar com os dedos qualquer objeto de uso interno.

6) COLETOR MENSTRUAL MACHUCA?
MITO: O coletor não causa nenhum tipo de incômodo. Ele foi desenvolvido para que as mulheres não sintam desconforto algum.

7) VIRGENS NÃO PODEM USAR?
MITO: O conceito de virgindade envolvem muitos aspectos, inclusive culturais. Mulheres que nunca fizeram sexo também se adaptam ao coletor tranquilamente. Contudo é importante levar em conta que, assim como qualquer produto de uso interno, ele pode provocar o rompimento do hímen. Então, se isso é uma questão relevante para você, prefira as calcinhas absorventes, que são de uso externo.

8) POSSO USAR QUALQUER PANELA PARA LIMPAR?
MITO: Entre um ciclo e outro, é fundamental esterilizar o coletor. Agora o que você vai usar para esterilizar que é a questão: você vai higienizar um item de higiene pessoal em uma panela que faz arroz? Não é muito recomendado, não é mesmo? Atualmente, já existem itens próprios para essa limpeza, como a Panelinha ou copo esterilizador. Você pode ainda optar por panelas de inox, ágata ou vidro, mas é importante que seja destinada exclusivamente para a higienização mensal do coletor, combinado?

9) É A OPÇÃO MAIS ECONÔMICA?
VERDADE:
Além de ser mais sustentável, pois uma mulher usa em média 12 mil absorventes durante sua vida, o que representa cerca de 400kg de lixo, o coletor menstrual também é uma opção bem mais econômica, pois você paga uma vez e vai reaproveitando durante muito tempo.

10) POSSO USAR POR ATÉ 12 HORAS?
VERDADE:
O coletor menstrual pode ser usado por até 12 horas. Entretanto, é preciso reforçar que cada corpo e que cada organismo é único, portanto pode ser que uma mulher com fluxo mais intenso precise esvaziar ele mais vezes durante o dia.