bem-estar-e-saude   / Terceira idade

Veja 5 atividades que estimulam os idosos e transformam a rotina

Confira as atividades que transformam a rotina dos idosos

Karla Precioso Publicado domingo 8 março, 2020

Confira as atividades que transformam a rotina dos idosos
Trabalhar o lado lúdico é fundamental para o funcionamento cerebral - Banco de Imagem/Getty Images

Estimular os idosos a praticarem atividades e também o convívio social pode transformar a rotina deles. Além disso, os exercícios minimizam as chances de desenvolver depressão e solidão – problemas frequentes em quem tem mais de 65 anos. 

Por isso, a Cora Residencial Senior, rede de residenciais que visam ao bem-estar e à qualidade de vida de pessoas da terceira idade, listou cinco opções de lazer e suas vantagens. São atividades para serem realizadas em conjunto e que trazem benefícios para a saúde física e cognitiva. 

Como a gente sabe, muitas famílias cuidam dos idosos em casa e estimular a prática de atividades, desde que estejam dentro dos limites de cada um, auxilia (e muito) para o envelhecimento saudável. Confira!

CAMINHAR NO PARQUE 
Tirar um dia para ir ao parque e estimular o idoso a praticar caminhada traz muitos benefícios. Além de ser um exercício físico moderado, de baixo impacto (minimiza o risco de lesões), ainda favorece o contato com a natureza – onde o ar tende a ser mais puro – e também com o sol, o que facilita a absorção de vitamina D, essencial para evitar problemas como a osteoporose. 

A recomendação é optar por períodos de menor intensidade dos raios solares (evite o horário entre 10 e 16 horas). Para a geriatra Ana Catarina Quadrante, é importante, sempre que possível, escolher opções que trabalhem a mobilidade. “É fundamental manter o corpo em movimento, realizar deslocamentos a pé quando possível. A prática de atividades físicas, além de auxiliar no controle e prevenção de doenças crônicas, também ajuda na manutenção da capacidade funcional.”

ATIVIDADES ARTÍSTICAS 
Trabalhar o lado lúdico é fundamental para o funcionamento cerebral, já que estimula a criatividade, a imaginação e a memória. Pintar uma tela, fazer um desenho, colorir uma imagem são ações bem simples de serem praticadas entre avós e netos. Sugerir um filme para assistirem juntos e, depois, conversarem a respeito também é interessante.

JOGAR VIDEOGAME 
Estudos mostram que os games trazem diversão e atuam no bem-estar em todas as idades. Por isso, quando não der para sair de casa, optar pelos jogos eletrônicos é uma ótima opção para estimular o raciocínio e a memória. Aparelhos que exigem o uso de movimentos corporais, como o Xbox, também atuam na parte motora. 

“Os videogames trazem benefícios aos idosos ao trabalhar a motricidade, a parte visual e estabelecer conexões neurológicas, ou seja, eles ativam múltiplas funções. Ao jogar junto com outra pessoa, há um incentivo também à interação social”, informa Julliana Lianza, geriatra da Cora.

CONTATO COM PETS 
O contato com animais domésticos, comprovadamente, desencadeia uma série de fatores positivos, como bem-estar, afeto, autonomia, sensibilidade e benefícios à saúde física e mental dos idosos. Vários estudos mostram que há uma melhora no controle da pressão arterial, bem como nos índices de depressão e ansiedade. Se a família não tiver um pet, veja se algum vizinho tem e sugira fazer passeios com o bichinho. 

HORTATERAPIA 
Plantar e cuidar de árvores frutíferas ou plantações de verduras é uma terapia para os idosos e a prática fica mais divertida se realizada em conjunto. Estimula a parte física, reduz o estresse, a ansiedade e é uma opção contra o sedentarismo. Caso na residência não haja quintal, pode-se optar pela horta vertical e plantar uma variedade de temperos, que podem ser usados futuramente.

APRENDER NOVOS IDIOMAS 
Nunca é tarde para aprender e é sempre bom trabalhar a mente. Dedicar-se a um novo idioma é um passatempo útil, que vai agregar cultura e ainda exercitar o cérebro. O aprendizado pode acontecer em cursinhos on-line ou presenciais, da forma como cada um preferir. Nos cursos presenciais, o interessante é a socialização e o contato com os mais jovens, que ajuda a revigorar o ânimo.

Último acesso: 03 Jul 2020 - 17:37:32 (1101760).