AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Prevenção

Veja 5 dicas para manter casa segura para pacientes com osteoporose

Prevenção é ainda mais importante em tempos de pandemia

Da Redação Publicado em 01/06/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A altura de cama e sofá deve ser de 45 a 50 cm do chão - Free-Photos/Pixabay
A altura de cama e sofá deve ser de 45 a 50 cm do chão - Free-Photos/Pixabay

A osteoporose é uma doença que se agrava com o envelhecimento, fragilizando os ossos e piorando consideravelmente o quadro de saúde do paciente. Como consequência do aumento da destruição óssea e diminuição da formação e absorção de minerais e cálcio, a osteoporose provoca perda de massa óssea.

Segundo Sergio Setsuo Maeda, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP), mulheres e homens com mais de 65 anos estão mais propensos a ter a condição.

FATORES DE RISCO
A predisposição genética, medicamentos como os glicocorticoides e maus hábitos de vida como ingestão de bebidas alcoólicas, tabagismo e sedentarismo também podem estar por trás das causas da osteoporose.

As fraturas osteoporóticas podem causar dor, levar à dependência física e estão associadas a maior mortalidade.

A alimentação rica em cálcio e a exposição solar, que é principal fator para absorção da vitamina D, são essenciais para a saúde dos ossos e podem ajudar a prevenir a perda de massa óssea.

“A osteoporose é silenciosa e dificilmente apresenta sintomas, daí a importância de alertar sobre ela. A presença de cifose (corcunda) pode sugerir o aparecimento de fraturas vertebrais. Quando é diagnosticada, a osteoporose, muitas vezes, já está em estágio avançado”, alerta Maeda.

ADAPTAÇÕES
A casa adaptada para o paciente com osteoporose visa diminuir consideravelmente os riscos de quedas, por isso é fundamental na prevenção de fraturas. E em tempos de Covid-19, é preciso aumentar a prevenção para que o idoso não precise se deslocar para um hospital.

Maeda elenca abaixo as principais dicas para a casa segura do paciente com osteoporose que, muitas vezes, nem foi diagnosticado ainda:

  • A iluminação é um item importante: o ambiente interno deve ser bem iluminado para que o paciente consiga circular com tranquilidade e segurança.
  • Retirar tapetes e carpetes da casa é fundamental, pois eles são causas frequentes de escorregões, tropeços e quedas.
  • A altura de cama e sofá deve ser mínima de 45 a 50 cm do chão.
  • Fios de carregadores de celular, brinquedos e outros objetos não podem ficar soltos pelo chão da casa do paciente com osteoporose, pois podem provocar quedas e consequentes fraturas.
  • O piso escorregadio é causa frequente de quedas, principalmente quando molhado. E no banheiro é onde mora o perigo: instale barras antiquedas na área de banho, sendo também importantes banquinhos para sentar e lavar os pés e tapetes antiderrapantes dentro e fora do boxe, pois o piso está sempre molhado.