AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Preste atenção

Veja 6 cuidados para conquistar mãos jovens, saudáveis e macias

Cuidados preventivos são fundamentais para evitar que os sinais de envelhecimento

Da Redação Publicado em 24/11/2018, às 19h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A pele das mãos não tem capacidade de regeneração celular suficiente - Banco de Imagens/Shutterstock
A pele das mãos não tem capacidade de regeneração celular suficiente - Banco de Imagens/Shutterstock

Assim como o rosto, a pele das mãos também necessita de cuidados para permanecer saudável.

Isso porque elas também ficam expostas a agressores externos, tais como o sol e a poluição, causando irritações, ressecamento e espessamento, além do envelhecimento precoce. 

Além disso, a pele das mãos não tem capacidade de regeneração celular suficiente devido a menor quantidade de folículos.

“E, consequentemente, de glândulas sebáceas, o que faz com que essa área fique mais suscetível a agressões externas”, explica a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Para ajudar você a prevenir o aparecimento de sinais como flacidez, rugas, ressecamento e manchas, separamos algumas dicas de cuidados. Confira!

1. Ande sempre com um hidratante
Hidratar as mãos diariamente é o cuidado mais básico para quem quer tê-las jovens e bonitas, pois, além da desagradável sensação de aspereza ao toque, a falta de hidratação nas mãos pode causar fissuras e até descamação na superfície da pele. 

Por isso, é importante investir em um hidratante específico para mãos, que deve ser aplicado não apenas uma, mas várias vezes ao dia. O ideal é que estes cosméticos contenham substâncias à prova d’água, pois assim o hidratante não sairá totalmente quando você lavar as mãos.

2. Faça uma máscara de hidratação para as mãos
Semanalmente, após higienizar as mãos, aplique uma camada generosa de hidratante nas mãos e, em seguida, coloque luvas de algodão, permanecendo assim por algumas horas.  

Este cuidado vai ajudar que os ativos presentes no produto penetrem profundamente em sua pele, hidratando-a e reparando a barreira de proteção do tecido.

3. Esfolie
Passar esfoliante na pele das mãos uma vez por semana é essencial para manter a região saudável, pois ajuda a eliminar células mortas da camada superficial da pele, o que resulta em uma renovação celular. Após o processo, a pele fica mais sedosa, lisa e pronta para receber a hidratação. 

Nas farmácias e perfumarias existem diversas marcas, sendo importante que o produto conte com ingredientes como ureia em sua formulação, pois este ativo auxilia na diminuição da espessura da pele e colabora para a melhor penetração dos ativos hidratantes que serão aplicados em seguida.

4. Filtro solar nelas
Os primeiros sinais do envelhecimento começam a surgir nas mães, sendo elas as principais delatoras de nossa idade. Por isso, a fotoproteção da região, com filtro solar FPS 30 de amplo espectro de proteção e à prova d’agua, é essencial.

Serve para prevenir os danos dos raios solares no tecido, como o fotoenvelhecimento e o surgimento de manchas.

5. Cuidado com a temperatura da água
Durante o dia lavamos as mãos diversas vezes, o que, se for realizado com água muito quente, pode retirar a oleosidade natural do tecido, ressecando a pele. O ideal então é sempre optar pela água fria ou, no máximo, morna. 

Além disso, para não ressecar suas mãos ao extremo, procure substituir o seu sabonete comum por um à base de ativos hidratantes, como aloe vera, e evite abusar de sabonetes antibacterianos.”

6. Use luvas sempre que necessário
Se você trabalha com produtos químicos ou realiza tarefas domésticas simples, como lavar a louça, use sempre luvas nas mãos.

Isso por que o contato de produtos agressivos, como detergentes, com a pele das mãos pode, a longo prazo, ressecar e danificar o tecido da região.