Veja 7 áreas do corpo que você esquece de passar filtro solar

Os raios solares causam danos e, por consequência, envelhecimento biológico e molecular da pele

Da Redação Publicado sábado 16 fevereiro, 2019

Os raios solares causam danos e, por consequência, envelhecimento biológico e molecular da pele
Conheça as particularidades de sete áreas do corpo que são esquecidas na fotoproteção - Banco de imagens/iStock

A exposição solar sem a questão da fotoproteção é o mais importante agressor da pele e leva a um dano cumulativo. “Ela causa, inclusive, mudanças nas bases do DNA celular que provocam reações de mutação celular, com consequente fotoenvelhecimento precoce, inflamação e cancerização.

A dermatologista Claudia Marçal, da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, explica que a melhor forma de proteção é o filtro solar. 

No entanto, existem regiões do corpo que são comumente esquecidas e podem sofrer desde queimaduras solares ou, por conta do dano cumulativo, alterações mais graves. Conheça as particularidades de sete áreas do corpo que são esquecidas na fotoproteção:

1 - Pálpebras e canto interno dos olhos
As pálpebras e, também, a região dos olhos viraram preocupação mundial pelo aumento da incidência de câncer de pele, que já chega a 10% nessas áreas frequentemente negligenciadas, segundo pesquisa da Universidade de Liverpool apresentada na conferência anual da Associação Britânica de Dermatologistas do ano passado, no Reino Unido. 

O estudo constatou que, ao passar filtro solar no rosto, a tendência é esquecer cerca de 10% da face – incluindo pálpebras e região entre o canto interno do olho e o nariz. “Uma proteção solar adequada deve ser feita efetivamente com a cobertura de todo o rosto, além do uso de chapéus e principalmente óculos de sol, já que a área dos olhos tem uma pele extremamente fina e suscetível a danos, inclusive câncer”, explica a dermatologista. Como a aplicação de protetor solar nestas áreas não é necessariamente prática, é importante usar outras formas de proteção, como óculos de sol. 

2 - Cantos e ponta do nariz
Outras regiões esquecidas, segundo a pesquisa da Universidade de Liverpool, são cantos e ponta do nariz. “Como é um dos pontos ‘altos’ do rosto, o nariz é um dos primeiros a ficar vermelho, a sofrer com as queimaduras e, no futuro, com manchas e até mesmo câncer. Essa região não pode ser esquecida e o paciente deve espalhar bem o filtro por toda a extensão do nariz”, afirma a médica.

3 - Região da boca e lábios
Na região ao redor dos lábios e do bigode, o fotoprotetor deve ser bem aplicado para prevenir a formação de manchas e evitar ou suavizar o famoso "código de barras" (rugas verticais que se alojam no contorno do lábio superior). No caso dos lábios, os batons ou hidratantes labiais com FPS podem ser usados, explica Claudia.

4 - Orelhas
Talvez as mais esquecidas na proteção solar, as orelhas, ao longo do tempo, podem apresentar feridas por conta do sol. “Por isso, preste atenção ao aplicar (e reaplicar!) o protetor em cada curva e cantinho e invista também num chapéu com abas largas para protegê-las também”, afirma a médica.

5 - Nuca
Não acredite que seu cabelo, se for longo, irá te proteger das queimaduras solares na nuca. O ideal é usar o fotoprotetor nessa área, que muitas vezes é diretamente exposta em piscinas. Lembre-se de aplicar generosamente o produto.

6 - Dorso dos pés 
Você já está coberto quase que completamente com o fotoprotetor, mas seus pés podem sofrer queimaduras se forem negligenciados. Muitas vezes na praia, o corpo fica na sombra, mas o pé está recebendo a radiação diretamente. Por isso, tome cuidado, espante o medo da areia colar nos seus pés e aplique o filtro!

7 - Mãos 
Essa é talvez uma das regiões que mais sofrem com o processo de envelhecimento fotoadquirido (e também uma das que mais denunciam a negligência em esquecer o fotoprotetor). Não é à toa que essa pele é uma das primeiras a apresentar rugas, flacidez e manchas. Dica: ainda não inventaram melhor remédio que a prevenção com filtro solar.

Último acesso: 26 Sep 2020 - 22:05:13 (1053658).