AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Saúde Bucal

Veja 7 dicas para higienizar seu aparelho dental corretamente

Alguns cuidados são necessários para uma boa saúde bucal

Da Redação Publicado em 27/04/2021, às 08h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cuidar do aparelho ortodôntico garante uma boa saúde bucal - Pixabay
Cuidar do aparelho ortodôntico garante uma boa saúde bucal - Pixabay

Em tempos de pandemia, quem tem aparelho fixo ou móvel precisa redobrar os cuidados de higienização, uma vez que a boca é uma das principais vias de contaminação.  

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) constataram, pela primeira vez, a presença do Sars-Cov-2 na gengiva, o que indica que a contaminação pela covid-19 se faz presente na boca do paciente infectado, podendo ser expelida pela fala, mesmo ele não apresntando sintomas, como tosse e febre.  

A  AnaMaria Digital separou algumas dicas do diretor clínico da OrthoDontic, Edmilson Pelarigo, que falou sobre os cuidados com o aparelho ortodôntico que ajudam a garantir uma boa higiene bucal em tempos de pandemia. Confira!  

1- MANTENHA AS ESCOVAÇÕES EM DIA
O óbvio precisa ser dito: não se esqueça de escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, após as refeições, ao acordar e antes de dormir. Para o aparelho fixo, utilize escovas macias. Já para o móvel, opte por escovas que tenham cerdas duras. Ao escovar, faça movimentos leves e contínuos com a escova, sempre no sentido dos ponteiros do relógio.  

2- NÃO SE ESQUEÇA DO FIO DENTAL  
Além da escovação, o uso de fio dental é essencial para que a limpeza da boca seja completa. Para quem possui aparelho fixo, recomenda-se utilizar o “passa fio” – espécie de agulha de plástico, por onde se passa o fio dental para levá-lo por trás do aparelho ortodôntico e nas regiões mais estreitas. Antes ou depois da escovação, adicione esse processo aos poucos na rotina, até se tornar um hábito.  

3- TENHA O EXANGUANTE BUCAL COMO ALIADO
O enxaguante bucal auxilia na eliminação da placa bacteriana que se acumula nos fios e braquetes do aparelho. Após a escovação, faça o bochecho por três minutos com o enxaguante indicado pelo seu dentista ou utilize pastilhas antissépticas que se dissolvem na água. Elas possuem a mesma função que o enxaguante – combater a placa bacteriana, reduzindo o mau hálito. Além disso, se a higienização bucal não for feita corretamente, podem surgir complicações, como cáries. 

4- DIMINUA O AÇÚCAR 
Aliada à escovação e ao uso do fio dental, uma dieta saudável e a diminuição do açúcar ajudam também na prevenção do acúmulo de bactérias no aparelho dental e em toda região da boca.  

5- EVITE ALIMENTOS DUROS, GRUDENTOS OU PEGAJOSOS
Para que o aparelho ortodôntico não danifique ou quebre, é necessário evitar comer alimentos duros, grudentos ou pegajosos. Eles podem ficar colados em partes isoladas do aparelho e provocar uma dificuldade acrescida na hora da higienização.  

6- SEMPRE UTILIZE MÁSCARA 
Quem não usa máscara coloca em risco a própria vida e a de outras pessoas. Adote o hábito sempre que precisar sair de casa.  

7- VISITE O DENTISTA 
Ainda que tudo esteja aparentemente bem, é recomendável que uma visita ao dentista seja feita, no mínimo, a cada seis meses, pois problemas pequenos podem crescer, tornando-se perigosos – e caros – para o paciente. Seis meses é também o tempo de intervalo recomendado para que se faça uma limpeza profissional com o dentista, evitando acúmulo de tártaro, gengivite e cáries.