AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Veja 7 hábitos que ajudam a regular o colesterol

Descubra os cuidados que reduzem os níveis dessa gordura no sangue e deixe seu coração firme e forte

Fernanda Cury Publicado em 17/03/2019, às 18h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"A mudança de hábitos pode ser a solução”, explica o cardiologista Silvio Régis - Banco de Imagens/Getty Images
"A mudança de hábitos pode ser a solução”, explica o cardiologista Silvio Régis - Banco de Imagens/Getty Images

O colesterol, quem diria, é uma gordura essencial ao nosso organismo. O problema é que existem dois tipos: o HDL, conhecido como bom, e o LDL, o tal colesterol ruim, que, em excesso, pode causar doenças cardiovasculares. 

“Para algumas pessoas, a elevação do LDL é provocada por herança genética. Nesses casos, somente a medicação pode reduzi-lo. Mas, para outras, a causa do problema é a alimentação errada, rica em gordura de origem animal. A mudança de hábitos pode ser a solução”, explica o cardiologista Silvio Régis. 

Confira aqui atitudes que ajudam a prevenir ou controlar o problema.

1 - PRESTE ATENÇÃO À FORMA DE PREPARO DOS ALIMENTOS
Quando optar por frango, tire a pele. Carne vermelha? Remova a gordura visível antes de colocá-la na panela. Assim, você reduz grande parte do colesterol do alimento. 

Evite manteiga ou banha no preparo de receitas. Prefira azeite ou margarina light. Panelas antiaderentes também fazem diferença, pois dispensam óleo para grelhar bife ou filé de frango.

2 - ADOTE O HÁBITO DE COMER MAIS FRUTAS E VERDURAS
Fibras não podem ficar de fora do cardápio de quem tem colesterol alto. Primeiro, porque elas diminuem a absorção de gordura pelo organismo, reduzindo o nível de LDL. “Além disso, elas promovem a eliminação do colesterol pelas fezes”, esclarece Silvio Régis.

O ideal é seguir uma dieta rica em fibras, presentes nos legumes, nos alimentos integrais e nas frutas. Ah, sempre que possível, consuma-as com casca.

3 - REDUZA O CONSUMO DE CARNE VERMELHA
A carne bovina é a que apresenta mais colesterol, especialmente os cortes com gordura aparente, como picanha e cupim. Isso não significa que você precisa cortá-la do cardápio, basta consumi-la sem exagero, até três vezes por semana. 

Os cortes suínos também devem ser preparados com moderação. Por outro lado, frango e peixe, pobres em gordura, podem ser incluídos nas refeições com maior frequência.

4 - TROQUE LATICÍNIOS INTEGRAIS PELOS DESNATADOS
Queijos amarelos, leite integral e manteiga contêm grande quantidade de gordura animal, que provoca o aumento do LDL no sangue. Por isso, na hora da compra, opte por leites e iogurtes desnatados e pelo queijo branco ou pela ricota. Quem tomou leite integral a vida toda estranha quando começa a consumir o desnatado, mas é só uma questão de tempo para se habituar com a consistência da versão sem gordura.

5 - ACOSTUME-SE A COMER AVEIA TODOS OS DIAS
Esse cereal desempenha um papel de destaque na luta contra o colesterol porque é rico em beta-glucanas, fibras solúveis que reduzem os níveis de LDL do sangue. A aveia também proporciona saciedade e diminui a absorção de gordura e açúcar no intestino.

Vale a pena adicioná-la na salada de frutas, nas sopas, nos bolos e vitaminas. O farelo de aveia pode até substituir a farinha de mandioca e acompanhar o arroz com feijão de todo dia.

6 - APOSTE NO CONSUMO DE AZEITE DE OLIVA
Ele ajuda a diminuir o mau colesterol (LDL) e ainda aumenta o bom colesterol. Isso porque contém uma combinação de gordura monoinsaturada, vitamina E e uma substância chamada betasitosterol que, associadas, ajudam na elevação dos níveis de HDL.

“Mas nada de exagerar na dose, pois esse ingrediente é calórico. Quando consumido em excesso, pode provocar aumento de peso, o que não faz bem à saúde”, alerta Silvio.

7 - USE E ABUSE DOS BENEFÍCIOS DA SOJA
Os alimentos à base de soja contêm fitoesteróis, que reduzem o LDL porque diminuem a absorção de gordura. Use a criatividade e prepare refeições ricas nesse ingrediente. Há a versão da soja em grãos torradinha, semelhante ao amendoim, que é uma delícia para petiscar. O leite de soja também pode substituir o de vaca em diversas receitas.

DICA DO MÉDICO
“A prática de atividades físicas não reduz o mau colesterol, mas ajuda na queima de gordura corporal, o que faz bem ao organismo”, explica o cardiologista. Caminhadas e outros exercícios favorecem a perda de peso e o controle do diabetes e da pressão alta, problemas que muitas vezes acompanham quem tem colesterol elevado. Resumindo: você melhora a sua saúde e ainda entra em forma!