AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Veja a importância da tosa higiênica dos pets no tempo mais frio

Existem muitos benefícios do hábito para a saúde dos peludos

Da Redação Publicado em 05/05/2019, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cachorro - iStock
Cachorro - iStock

Conhecido como a temporada da renovação, o outono é o período do ano marcado pelas temperaturas amenas e pela queda da umidade relativa do ar. 

Por conta disso, muitos tutores cachorros costumam evitar a tosa higiênica de seus companheiros para garantir que eles não sofram com a mudança de temperatura.

O que muitos não sabem é que manter o hábito neste período pode fazer muito bem para a saúde do cãozinho, já que a diferença entre a tosa de primavera/verão e a de outono/inverno é apenas a altura do pelo, visto que os peludos precisam se proteger do frio. 

Alguns cuidados simples e práticos podem ajudar cãezinhos e seus donos a passarem pelos períodos mais frios do ano sem grandes problemas. 

Confira cinco benefícios da tosa higiênica no período de outono/inverno: 

1. Aparar os pelos dos ouvidos e os que ficam entre as patinhas reduz a presença de umidade e evita o aparecimento de fungos;

2. Pelos curtos facilitam a busca pelas pulgas e carrapatos, que ainda podem aparecer no período outono/inverno;

3. Fios aparados também são mais fáceis de lavar e de secar, o que garante que seu cãozinho ficará mais perfumado e não com cheiros desagradáveis, causados por pelos úmidos. Também é importante não utilizar água fria, evitar toalhas e optar sempre pelo secador;

4. Quando estão com o pelos mais curtinhos, os corpos dos cãezinhos conseguem ventilar melhor e isso, além de equilibrar a temperatura, reduz consideravelmente o aparecimento de fungos;

5. A tosa dos pelos e o cuidado com a pele dos cães neste período evitam o ressecamento e o surgimento de doenças como dermatites e coceiras intensas.